quinta-feira, 24 de maio de 2012

DIA BOB DYLAN


Hoje 24 de maio um dos maiores ídolos da historia do rock and roll faz aniversario. Bob Dylan faz hoje 71 anos e o Outros 300 o homenagea enumerando seus melhores discos, musicas, contando suas estórias... Acompanha abaixo e saiba um pouco mais deste grande ídolo.

Neste ano Dylan nos deu um grande presente passando em turbe por Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, e Porto Alegre. Bob é um dos músicos mais influentes do século 20 – foi eleito pela revista Rolling Stone o 2º melhor artista de todos os tempos, ficando atrás apenas dos Beatles. Empilhou hits como “Like a Rolling Stone”, “Hurricane” e “Knockin’ On Heaven’s Door”. Outras canções como “Blowin' in the Wind” e “The Times They Are a-Changing” tornaram-se hinos para os direitos civis e movimentos anti-guerra (veja abaixo top 10 das melhores músicas do artista).



Seja com o folk do interior americano até adotar o uso da guitarra elétrica, o que causou a fúria de alguns fãs puristas na década de 60, Dylan tornou-se referência para a música. Os números que envolvem o cantor norte-americano são expressivos. Ao longo da carreira, o cantor lançou mais de 40 álbuns (veja também outro top 10 com os melhores álbuns de Dylan), registra cerca de 100 milhões de cópias vendidas, coleciona inúmeros prêmios, entre eles o Grammy, o Globo de Ouro e o Oscar (os dois últimos pela canção “Things Have Changed”, do filme Garotos Incríveis, de 2000). O cara é tão chique que concorreu até ao Nobel de literatura no ano passado!


Apesar de tudo isso, Dylan é avesso à badalação. Nos shows, pouco interage com o público. Nada de sorrisos, brincadeiras ou palminhas. No show do Rio de Janeiro, o músico subiu e desceu do palco sem dizer, sequer, um “obrigado”. Nem precisa, pois sua obra fala por si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário