terça-feira, 22 de maio de 2012

SERRA: EXPOSIÇÃO NA CASA DO CONGO UNE ARTE E RECICLAGEM. CONFIRA!


Reciclagem na Arte é o tema da exposição que será aberta na Casa do Congo Mestre Antônio Rosa, na Serra Sede, entre os dias 22 e 25 de maio. A mostra é promovida pelo Museu Brasileiro Itinerante Ultragaz, que está percorrendo vários estados, com 40 obras dos artistas Aldemir Martins, Frans Krajcberg, Claudio Tozzi, César Romero, Yutaka Toyota, Rubens Matuck, Caciporé Torres, Neto Sansone, Taisa Nasser, Juan Muzzi, Floriano Martins e Cirton Genaro.

Por meio de plotagens e fotos, a mostra pretende despertar a reflexão sobre a valorização da vida e do desenvolvimento sociocultural das comunidades. A exposição será acompanhada de material didático para uso do professor e atividades didáticas e de entretenimento para os estudantes e público em geral. Como acontece em cada município por onde a exposição passa, acontecem manifestações culturais de artistas locais. Na Serra, a intervenção será de Bruno Bissoli.

Todos os trabalhos, cada um a seu estilo, celebram a vida e a necessidade de cuidar do presente e do legado às futuras gerações, a partir da transformação de materiais que pareciam sem valor no contexto das obras de arte, a exemplos do trabalho de Krajcberg. O artista, desde a década de 60, vem reutilizando madeiras de cedros mortos, raízes e troncos calcinados para produzir esculturas, além de ter sua casa construída, a sete metros do chão, em cima de um tronco de pequi.

Os trabalhos da mostra foram escolhidos pelo escritor e jornalista Jacob Klintowitz, autor de 116 livros de arte, que destaca o pioneirismo da arte no conceito de reciclagem. “A arte de reciclar sempre recupera o que já não servia para nada, e nos devolve um tesouro único capaz de nos emocionar, ensinar, ampliar o nosso horizonte e melhorar a qualidade de nossa vida. A essência da arte é nos revelar os símbolos da humanidade.

Esta exposição é extremamente significativa, pois reúne artistas brasileiros de diversas tendências, com algumas características comuns: a qualidade do trabalho, o respeito ao ofício da arte e a crença de que é possível a construção da cultura, da educação e a discussão dos valores humanos e sociais que dignificam a vida dos homens e tornam a comunidade menos desigual”.

Serviço -Exposição Arte na Reciclagem Data: 22 a 25 de maio de 2012
Local: Casa do Congo Mestre Antônio Rosa
Endereço: Rua Cassiano Castelo, Praça João Miguel, s/n, Serra Sede
Horário de visitação: Das 8h às 17h
Telefone: 3251 5870

Nenhum comentário:

Postar um comentário