quinta-feira, 14 de junho de 2012

BLOG CULTURAL OUTROS 300 - 1 ANO: MARCOS ANTONIO FAGUNDES


Marcos Antonio Fagundes (1971) mora em Cariacica – ES. É poeta e escritor cristão. Ex-baterista de rock. Foi organizador de diversos eventos culturais da Grande Vitória nos anos 80/90 e possui graduação em Letras – Português pela UFES. Abaixo, o autor faz uma homenagem ao blog:

Não venho aqui falar de Eduardo Marciano e seus melhores amigos Mauro e Hugo, da obra “Encontro Marcado” de Fernando Sabino, com seus discursos existencialistas, psicanalíticos, político-ideológicos e literários, portanto, quando recebi o convite de tecer uma pequena explanação em homenagem a este blog, veio-me à memória esse incrível romance. O amigo leitor e a amiga leitora, que certamente são muito atentos, provavelmente torceram o nariz em questionamento: O que tem a ver o romance de Sabino com o blog “Outros 300”? Digo, talvez nada ou muita coisa, mas não estou aqui para fazer nenhuma leitura comparada. O que me levou a pensar nos personagens citados foi certa semelhança ideológica desses com outros inconformados amigos, Marcos, Marx, Ricardo, José, Luiz e Renan, que nos intervalos de aulas do curso de Letras português da UFES, sentados à mesa da cantina universitária, em meio a apostilas, livros e anotações, procuravam uma maneira acabar com o nada valia nada, tudo precário no circulo cultural... Com o statu quo do momento (entre 2006 e 2007) no campus e na própria comunidade capixaba. Nessas reuniões surgiram, poemas, contos, artigos, porém, a maior busca era produzir algum projeto cultural que tivesse um grande impacto e que fosse realmente útil, então, num consenso resolveu-se que seria uma revista literária bem dinâmica com artigos, entrevista, criticas literária e musical, entre outros. Também depois de pensar vários outros nomes, entrou-se num acordo que o nome desta revista seria “Outros 300”.

Isto posto, cada companheiro recebeu uma missão especifica de escrever e conseguir matéria para revista. Tudo estava indo perfeitamente bem, mas sem ressaltar nenhuma desculpa, as asas negras da inutilidade caíram sobre os seis amigos e o grande projeto ficou no papel. Como de praxe, o labor árduo dos estudos, principalmente para aqueles que o intercalava com o labor árduo do próprio trabalho em si... O pleonasmo é intencional, ok? Então, isso e outros fatores afastaram esses “ideologistas’’ pós-modernos de suas causas. Tem uma máxima entre os cristãos que pregam o evangelho que diz: Que ao se levar a palavra a determinada pessoa, é como estar plantando uma sementinha, e que se não germinar e crescer logo, com o tempo ela surge muito mais linda que se possa imaginar. Os anos se passaram, os encontros marcados na cantina acabaram, os amigos, em parte se afastaram, portanto a semente da principal ideia do grupo ficou plantada, e veja só leitor(ra) amigo(a), há exato um ano atrás em minhas “fuçadas’’ virtual a procura de coisa útil em meio a tanta imbecilidade no famigerado mundo Facebook, deparo-me com o link de um novo blog com o mesmo nome tão discutido lá naquelas mesas da cantina da UFES há quatro ou cinco anos atrás, pensei ser coisa de espionagem, não podia ser coincidência! O nome era o mesmo, a idéia também... Mas logo percebi que o blog era do meu querido amigo Ricardo Salvalaio. Paradoxo do destino, o mais enrolado nas reuniões foi o que melhor cultivou a semente, e esta semente deu excelente fruto, pois o blog cultural “Outros 300” ultrapassou o dinamismo, a criatividade e a utilidade de primeira mão. Para aqueles que buscam boa leitura, arte diversas, buscam estar cientes da cena cultural capixaba, esse blog se tornou indispensável, o mais antropofágico manifesto ‘’virtuo-cultural’’ capixaba, no sentido Oswaldiano, pois capto no Outros 300 a característica de expandir a cultura, seja hibridizando o local e o global, a cultura erudita e a popular, assim como intensificando um profícuo diálogo metalingüístico- intertextual entre diferentes registros e gêneros artísticos, como a música, o cinema, o teatro, entre outros.

O espaço de tempo pelo qual fui convidado por Ricardo a escrever este texto até o dia da publicação do mesmo, não me garantiu fazer um artigo à altura da qualidade do blog, mas, essas singelas linhas foram construídas com as mais sinceras homenagens, parabenizo a meu grande amigo Ricardo Salvalaio e todos os responsáveis pela criação, manutenção e excelência do Outros 300, que venha mais 1, 2... “Outros 300” anos de sucesso, a sociedade precisa!

3 comentários:

  1. Marcos, sem mitas palavras para descrever a sua escrita e, emocionado por sermos irmãos de Ufes, de curso e de ideais literários que transcendem destinos, deixo abraços para vc,ou melhor, para vc e para todos os outros 300 irmãos camaradas dos livros e dos textos. Marcos, Marx, Ricardo, José, Luiz e Renan...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recíproca é verdadeira amigo Mantovani, e obrigado por tuas palavras!

      Abraço!

      Excluir
  2. Correção...

    Onde se lê : mitas palavras
    Leiam-se : muitas palavras

    ResponderExcluir