terça-feira, 19 de junho de 2012

CHICO BUARQUE 68 ANOS - A VIDA DO GÊNIO

Vida em Fotos - 1 (© Divulgação)
Para comemorar o aniversário de 68 anos de Chico Buarque, comemorado nesta terça-feira (19), recolhemos grandes fatos da vida do artista como homenagem. Desde a década de 60, o cantor se destaca e brilha não só na música, mas no cinema, na literatura, na política, em projetos sociais e vários outros setores. Chico fez, faz e, com certeza, continuará realizando uma carreira de dar inveja. Cantor, compositor, engajado com seu país, clássico, conquistador, pai, avô e poeta são alguns adjetivos que constam nas linhas do livro de sua vida.


Vida em Fotos - 1 (© Divulgação)

Francisco Buarque de Hollanda nasceu em 1944. Ele ficou conhecido em 1966, exatamente no dia 10 de outubro, quando venceu o II Festival de Música Popular Brasileira, atração transmitida pela Rede Record.

Vida em Fotos - 1 (© Divulgação)


No mesmo ano lançou seu primeiro LP pela RGE, o “Chico Buarque de Hollanda” e conheceu Marieta Severo com quem teve três filhos ao longo dos anos. No ano seguinte, Chico estreia como ator no filme “Garota de Ipanema” e escreve a peça “Roda Viva”.
 Vida em Fotos - 1 (© Divulgação)

Vítima de perseguição no Brasil da Ditadura Militar por não poder expor o seu trabalho em público, em 1969 ele iniciou um auto-exílio na Itália. Lá, Marieta deu à luz a primeira filha do casal, que teve como padrinho Vinícius de Moraes.

Vida em Fotos - 1 (© Divulgação)

Livre, na Itália fechou um contrato com a Philips para a produção de um novo disco. A música “Apesar de Você” chegou às lojas em um compacto que vendeu cerca de 100 mil cópias. Porém, nem tudo foram flores. A canção foi censurada e os discos recolhidos do mercado. Em março retornou para o Brasil e lançou o disco “Chico Buarque de Hollanda nº4”.

Vida em Fotos - 1 (© Divulgação)


No ano de 1972, Chico fez o histórico show no Teatro Castro Alves, em Salvador, com Caetano Veloso. Para quem não sabe, boatos dão conta de que a relação de Buarque e Veloso não é muito boa, fato que sempre foi negado pelos dois. No mesmo ano, ele estrelou o filme “Quando o Carnaval Chegar” ao lado de Maria Bethânia e Nara Leão.

Vida em Fotos - 1 (© Divulgação)


Em 1976, compôs “O Que Será” para o filme “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, um clássico. No mesmo ano ainda lançou o disco “Meus Caros Amigos”. No final da década de 70, Chico finalizou o álbum duplo “Ópera do Malandro”, que teve até filme com Elba Ramalho e Edson Celulari no elenco, e escreveu várias canções para cinema e teatro.

Vida em Fotos - 1 (© Divulgação)

Em 80, o músico se tornou o personagem central do filme biográfico “Certas Palavras”, realizado por Maurício Berú. Cerca de três anos depois deu a cara a bater com a política. Chico participou da campanha pelas “Diretas Já” para presidente da República, em 1984.
Vida em Fotos - 1 (© Divulgação)

Em 1991, lançou seu primeiro romance, “Estorvo”, cujo filme foi selecionado, em 2000, para o Festival Internacional de Cinema de Cannes. Em 1994, depois de 20 anos, Hollanda voltou aos palcos. Seu último show havia acontecido em 1975.


Vida em Fotos - 1 (© Divulgação)


Seu primeiro netinho nasceu em 1996. No ano seguinte, Chico foi escolhido como homenageado do enredo para o Carnaval de 1998 e participou do disco “Chico Buarque da Mangueira”. No ano do desfile a Estação Primeira de Mangueira ficou em primeiro lugar no Carnaval Carioca com a homenagem.

Vida em Fotos - 1 (© Divulgação)


Em 2002, ele lançou o CD “Duetos”, em que canta com grandes nomes. Três anos depois, o documentário “Chico ou O País da Delicadeza Perdida”. Com saudade dos palcos, em 2011 retornou à saga de shows. Chico passou em cidades ao redor do Brasil como Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Rio de Janeiro.

* Fontes: R7, Terra, Estadão e Msn

Um comentário:

  1. quantos filhos exatamente ao todo quantos filhos chico Buarque tem ?
    e qual o nome deles ?

    ResponderExcluir