quarta-feira, 27 de junho de 2012

"DIÁRIO DE UM VAMPIRO", "CREPÚSCULO" E "HOUSE OF NIGHT" OS VAMPIROS ESTÃO DOMINANDO O MUNDO!

Os vampiros estão dominando o mundo! Pelo menos no campo da literatura. Quem tem razoável conhecimento sobre os livros de maior saída em livrarias e bibliotecas sabe que, atualmente, não tem pra ninguém. Porque desse fenômeno? Do que estes livro tratam? É o que veremos agora.

Diário do vampiro


Diários do Vampiro é uma série de livros de terror e romance da autora norte-americana Lisa Jane Smith sobre a vida de uma garota chamada Elena Gilbert que se vê às voltas com dois irmãos vampiros. A trilogia original "The Vampire Diaries" foi inicialmente publicada em 1991, sendo eles The Awakening (O despertar), The Struggle (O confornto) e The Fury (A fúria). Com a pressão dos leitores, Lisa Jane Smith lançou em 1992 mais um volume, Dark Reunion. (Reunião sombria). Apesar de serem dos anos 90 a série dos primeiros quatro livros do Diário do vampiro só chegaram ao Brasil em 2009 fruto do sucesso de outra trama vampiresca de muito sucesso Crepúsculo. Depois de um hiato de quase 16 anos de escrita, Lisa anunciou que novos livros de The Vampire Diaries estavam em obras. A primeira parte dos novos livros, intitulado The Vampire Diaries - The Return: Nightfall, foi publicada em 10 de fevereiro de 2009 e só chegou ao Brasil tempos depois.


Todos os livros tem este rosto na capa.


A estória

A história gira em torno de
Elena Gilbert, uma garota órfã, mas que apesar disto é muito popular em seu colégio no interior dos Estados Unidos. Lá ela conhece Stefan Salvatore, jovem que tem sua vida recheada de mistérios. Tudo torna-se ainda mais confuso quando seu irmão mais velho, Damon Salvatore chega a cidade. Daí os irmãos passam a disputar o amor de Elena enquanto também travam uma grande batalha entre o bem e o mal (um dos irmãos quer usar seus poderes para o bem enquanto o outro quer usá-los para o mal).

Cinema ou TV?

Ao contrário de Crepúsculo, Diário do vampiro foi direto para TV em forma de série que, claro, fez grande sucesso nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, para azar dos fãs, o seriado foi para o SBT que, dada sua já famosa inconstância no que tange a horários, deixou o programa no ar por pouco tempo. A série, que indicarmos baixar (até porque assisti-la de madrugada no SBT nem rola) ,é razoávelmente próxima ao conteúdo do livro, sem perda de tramas importantes.

Atores principais da série

Crítica

Apesar do clima de romance que paira no ar Diário tem também seu ar sombrio e os vampiros são maus como devem ser. Stefan o "bonzinho" tem de constantemente domar seus instintos enquanto Damon "o malzinho" os libera sem culpa. A questão é mais de senso do que é trágico e cruel do que propriamente um senso de justiça bobinho e piegas. A mocinha Elena não é bobinha como Bella, pelo contrário, é decidida e sabe o que quer, beirando, às vezes, até a arrogância. O que é ótimo, pois a torna normal. Poderíamos ter várias Elenas como amigas. A trama é bem elaborada e a disputa realmente nos faz torcer, lendo ávidamente os livros.


Crepúsculo

Crepúsculo foi um momento de epifania impar de Stephenie Meyer. Quem poderia imaginar que estaria escrevendo o livro de maior sucesso dos anos 2000? A série, de quatro livros, é composta por Crepúsculo, Lua Nova, eclipse e Amanhecer.

A estória

Crepúsculo gira em torno de Bella, Edward e Jacob. Tímida e dicreta, Bella estuda numa escola secundária do interior dos Estados Unidos quando é surpreendida pela chegada do belo e misterioso Edward. Paralelamente a jovem nutre amizade com Jacob, rapaz que a conhecia desde a infância. O que Bella não podia esperar era que Edward é um vampiro e Jacob um lobisomen e que ambos se apaixonariam perdidamente por ela. Ao namorá-la Edward fica em dificil situação, uma vez que tem de domar seus intintos de vampiro para não morder Bella, enquanto tem de enfrentar Jacob pelo amor de sua garota e inimigos muito poderosos pela sua sobrevivência.


Cinema ou TV?

Cinema e com muita categoria. Os filmes da saga Crepúsculo foram tão bem sucedidos quanto os livros, liderando as bilheterias do mundo inteiro. Para os fãs mais exigentes um problema: Por causa das indicações de idade, alguns trechos importantes do livro foram amenizados, por assim dizer, mas nada que impedisse o foco no principal: O lindo amor de Bella e Edward.


Kristen Stewart e Robert Pattinson imortalizaram os rostos dos personagens.

Crítica

Meyer foca mais nos relacionamentos e na questão ética de Edward de morder ou não Bella do que propriamente mergulha com exatidão no mundo dos vampiros. Tudo em relação aos vampiros é reinventado para adaptar a estória. Contudo cá entre nós a junção do sobrenatural ao romance foi uma jogada de mestre e acertou em cheio aos corações das mulheres de todo o mundo.


House of night


House of Night é uma série de livros criada pela autora norte-americana P.C. Cast, com co-autoria de sua filha Kristin Cast. Asaga conta com os livros Marcada, Traída, escolhida, Indomada, Caçada, Tentada, Queimada, Despertada, Destinada e Escolhida.


A estória

Os livros falam de Zoey Redbird, uma adolescente de 16 anos que é marcada e tem que se mudar para a House of Night. Ela deixa para trás os amigos, o namorado e a família, que inclui um padrasto hipócrita, uma mãe submissa e dois irmãos problemáticos. Lá ela terá um treinamento necessário para sua vida adulta como vampira. Ela passa por várias transformações, que podem torná-la vampira, ou matá-la, caso seu corpo rejeite a mudança.

Cinema ou TV?

Acreditem se quiser a série de vampiros de maior sucesso da atualidade ainda não tem filme nem série. Contudo, segundo o site oficial, os direitos para a elaboração de um filme foram comprado s no final de 2011, ou seja, deve pintar algum filme da série lá pelo fim do ano. Agora é esperarmos.


Crítica

A série consegue a façanha de prender o leitor por incríveis 10 continuações. À medida que a vida de Zoey vai se desenvolvendo novas tramas são criadas com maestria incrivel. O livro, às vezes, beira o sensual o que explica o sucesso entre mulheres de todas as idades. Ser vampira, neste caso, é quase uma desculpa para a série de acontecimentos que ocorrem na vida da protagonista.




* Nota do blogueiro. A quem possa ter achado estranho uma postagem de uma página sobre livros de vampiro vale uma observação: O Outros 300 critica, observa, indica e tenta compreender todos os tipos de literatura, seja da clássica até a da moda. É inegável o sucesso dos livros de vampiro, o que nos suscitou essa análise mais aprofundada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário