sexta-feira, 15 de junho de 2012

FESTIVAL DE DANÇA PROMOVE INTERCÂMBIO ENTRE COMPANHIAS LOCAIS E NACIONAIS. CONFIRA!


Da próxima quarta-feira (20) até domingo (24), o Espírito Santo sediará o 2º Festival ES de Dança. Serão mais de 30 espetáculos locais e nacionais apresentados em vários pontos de Vitória, além flash mobs, relatos e mesas de debates. O homenageado deste ano será Magno Godoy, precursor da dança contemporânea capixaba.

O festival irá abranger as áreas constantes do Território da Paz, do programa do Governo do Espírito Santo, Estado Presente. Grupos locais e nacionais farão apresentações de dança de rua nos bairros e também nos terminais de Vila Velha e Campo Grande, em Cariacica e em parques públicos.

Além de apresentações em locais públicos, o evento terá como sede três espaços culturais: Theatro Carlos Gomes, Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) no Centro, e Teatro do Sesi, em Jardim da Penha. Todos os espetáculos são gratuitos. Nos teatros os ingressos devem ser retirados uma hora antes dos espetáculos.

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com parceria do Instituto Sincades, Fundação Nacional de Artes (Funarte) e apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi-ES), Museu de Arte do Espírito Sando (Maes), Itaú Cultural, Rede Tribuna, e Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV).

O objetivo do festival é contribuir com a produção e discussão sobre a dança no Espírito Santo e no Brasil, possibilitando a troca de experiências, a geração de conhecimento e a integração entre os participantes do Estado com artistas, pensadores, produtores de outros locais do País. Além de fortalecer, valorizar, divulgar e incentivar a produção em dança no Espírito Santo.

Companhias Nacionais

Sete companhias de dança nacionais participarão da programação do Festival. São elas: "Grupo Cena 11 Cia de Dança", de Santa Catarina; "Grupo de Dança 1° Ato", de Minas Gerais; "Grupo Focus", de São Paulo; "Grupo Nega Lilu", de Goiânia (GO); "São Paulo Companhia de Dança"; Companhia Stacatto e o grupo Vila Dança da Bahia.

A companhia catarinense "Grupo Cena 11 Cia de Dança" apresentará no primeiro dia do Festival, na quarta-feira (20), o espetáculo "Guia de Ideias Correlatas". Durante 60 minutos, os bailarinos junto ao coreógrafo Alejandro Ahmed transitarão nas ações de violência, skinnerbox, pequenas frestas de ficção sobre realidade, construindo as cenas com uma complementação multimídia. Criado em 1993, o grupo é hoje uma companhia de formação e pesquisa em dança, que possui oito bailarinos em seu corpo efetivo e três diretores artísticos.

O "Grupo de Dança 1° Ato", sob a direção da bailarina e coreógrafa mineira Suely Machado, que acumula mais de 48 prêmios nacionais, virá ao Estado com a estreia do espetáculo "Pequenos atos de rua", que também marca a comemoração dos 25 anos do grupo. As seis apresentações com duração de 25 minutos, serão em espaços públicos da cidade, inspirados em contos e no realismo da cena cotidiana.

A Cia São Paulo de Dança abrirá no sábado (23), às 20h30, os espetáculos das companhias de dança local, com um solo de oito minutos que brinca com a dança clássica. Com base nas cinco posições do balé, o coreógrafo narra outras 96 possíveis variantes, fazendo referência a coreógrafos e a balés consagrados como Romeu e Julieta e Onegin.

Sob a direção de Paulo Caldas, a Companhia Staccato se apresentará na quinta-feira (21), no Theatro Carlos Gomes. A companhia, composta por seis bailarinos, compositor, produtor e diretor/coreógrafo, traz no seu repertório, singularizado por uma bem sucedida aproximação com a linguagem cinematográfica, obras que vêm marcando a dança carioca desde os anos 90.

A Quasar Cia de Dança de Goiânia traz pela primeira vez para vitória o espetáculo "Nega Lilu". O espetáculo de dança Nega Lilu é uma ação do Projeto Esfinge, um coletivo de obras, nas diversas linguagens artísticas, que comentam, transformam e difundem o conto Sem Palavras, escrito pela jornalista Larissa Mundim. Iniciado em janeiro de 2011, o projeto tem abrangência nacional e internacional, com desenvolvimento também no campo das artes visuais, fotografia, audiovisual, body art, literatura e design.

Outro destaque da programação nacional é o espetáculo infantojuvenil, com o Grupo Vila Dança - "Da Ponta da Língua à Ponta do Pé". Serão quatro apresentações no Teatro do Sesi, sendo a primeira na quinta-feira (21), às 8h30 e às 10h30; e na sexta-feira (22) nos mesmos horários. "Da Ponta da Língua à Ponta do Pé", é um espetáculo com toque de comédia romântica, numa ação de incentivo à apreciação artística e de educação para as artes.

O Grupo Focus fará uma apresentação em Cachoeiro de Itapemirim no dia 22 de junho e encerrará a programação do Festival no domingo (24), com o espetáculo "As canções que você dançou para mim", do coreógrafo Alex Neoral. Quatro casais são embalados por um grande pot-pourri com 72 canções do rei Roberto Carlos. Relembrando as músicas que marcaram época e que se tornaram clássicas da MPB.

Coreógrafos independentes e companhias locais

Os seis novos coreógrafos e seis companhias de dança profissionais do Estado, que foram selecionados para participar do 2º Festival ES de Dança se apresentarão em três dias diferentes.

Na abertura, na quarta-feira (20), serão quatro coreógrafos no Teatro do Sesi: Armando Luiz Aurich com "Inquieto Vazio"; Jordan Fernandes Santos com "Maresia"; Nerdin Montenegro Alvarez com "Intenções" e Luciana Zanandréa com "Diálogo". Outros três coreógrafos se apresentarão na quinta- feira (21), Armando Luiz Aurich, com o espetáculo "Destino e Acaso"; Lilian Barbosa Cunha com "Rumos" e o espetáculo da coreógrafa Patrícia Miranda fechará a noite com "Ensaio, Experiência, Tentativa".

Já as companhias locais se apresentarão no Theatro Carlos Gomes, na sexta-feira (22). Na ordem se apresentam a Companhia InPares , com "Inumeráveis estados do Ser"; Cia de Teatro Urgente com "Via Sacra"; Cia Enki de Dança com "Conexões".

"A distância entre uma esquina e outra" da "Homem companhia de dança Contemporânea" e a Cia. de dança Mitzi Marzzuti, se apresentarão no sábado (23), no Theatro Carlos Gomes.

Flash mobs

O Festival inclui na programação flash mobs. Na quarta-feira (21), às 11horas em frente ao Restaurante Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); às 12 horas em frente Assembleia Legislativa e às 13 horas, na Praça Costa Pereira. No sábado (23), às 17 horas, na Praia de Camburi.

O flash mob é um tipo de espetáculo que acontece em algum lugar público e aglomera pessoas que vão realizar alguma ação específica, que neste caso é dançar. A escolha dos horários e dos locais foi proposital já que nesse momento o trânsito de pessoas é mais intenso, permitindo um público maior, com oportunidade de assistir e até mesmo de participar da ação.

Relatos e Debates

Durante a programação do Festival serão realizadas três mesas de debates e relatos. Todas no Museu de Arte Dionísio Del Santo (Maes), e a entrada é franca. O primeiro relato de experiência será na quarta-feira (20) com Alex Neoral e Mitzi Marzzutti; na quinta-feira (21) com Paulo Caldas e Gil Mendes (coreógrafo, Bailarino e professor de dança); Na sexta (22) com Marcelo ferreira e Suely Machado (diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato); e a última no sábado (23) com Alex do Boys e Marcelinho Backspin.

Os convidados farão relatos de suas experiências na área da dança. Serão igualmente realizadas mesas de debates formadas por profissionais de outros estados e profissionais locais.

O primeiro encontro será na quinta-feira (21), e terá como tema "As redes Sociais e a difusão da Dança Contemporânea". Participam desse debate Alejandro Ahmed, diretor do "Grupo Cena 11 Cia de Dança", Gilsamara Moura e Ivana Esteves (Professora e Dançarina).

O tema da segunda mesa de debates, marcada para sexta-feira (21), será "Dança na rua: Significados e reflexões na contemporaneidade". Esse encontro reunirá Cristina Castro (Dançarina), Marcelo Gomes (CUFA) e Marcelinho Backspin (Dançarino de rua - SP),

A última mesa de debate será realizada no sábado (23), e terá como tema "Perspectiva de dança contemporânea". Participam do encontro Inês Bogéa (bailarina e diretora de dança); Fabiano Carneiro (Coordenador de Dança da FUNARTE) e Flávia Dalla (Professora e Dançarina).

Programação


20/06/2012 - Quarta-feira

10h - Abertura.
11h - Flashmob. Coreógrafa Yuriê - UFES - Vitória.
12h - Flashmob. Coreógrafa Yuriê - Assembleia Legislativa - Vitória.
13h - Flashmob. Coreógrafa Yuriê - Praça Costa Pereira - Vitória.
13h - Bioshock Crew - Terminal de Laranjeiras - Serra.
15h - Relatos: Métodos de Trabalho - teoria e prática: Alex Neoral e Mitzi Marzzutti - MAES - Vitória.
18h - Coreógrafos Independentes: Armando Aurich "Destino e Acaso", Jordan Fernandes Santos "Maresia", Nerdin Montenegro Alvarez "Intenções", Luciana Zanandréia Borgo "Diálogo" - Teatro do SESI - Vitória.
20h - Homenagem a Magno Godoy.
20h10 - Markus Konká "Ser-Desnatural" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.
20h30 - Grupo Cena 11 "Guias de ideias correlatas" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.

21/06/2012 - Quinta-Feira

8h30 - Grupo Vila Dança "Da ponta da língua à ponta do pé" - Teatro do SESI - Vitória.
10h30 - Grupo Vila Dança "Da ponta da língua à ponta do pé" - Teatro do SESI - Vitória.
12h - Bioshock Crew - Terminal de Campo Grande - Cariacica.
13h30 - Bioshock Crew - Terminal de Vila Velha.
15h - Relatos: Métodos de Trabalho - Teoria e Prática: Paulo Caldas e Gil Mendes - MAES - Vitória.
16h - Mesa: As redes sociais e a difusão da Dança Contemporânea - Alejandro Ahmed, Gilsamara Moura e Ivana Esteves - MAES - Vitória.
18h - Coreógrafos Independentes: Armando Aurich "Inquieto Vazio", Liliani Barbosa Cunha "Rumos", Patrícia Miranda de Azevedo "Experimento" - Teatro do SESI - Vitória.
20h30 - Paulo Caldas: Staccatto Cia. de Dança "Quinteto" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.

22/06/2012 - Sexta-feira

8h30 Grupo Vila Dança "Da ponta da língua à ponta do pé" - Teatro do SESI - Vitória.
9h30 - Cultura Presente - Grupo Vila Velha Force e Break e Marcelinho Back Spin Crew - Casa do Hip Hop (SP) - IASES - Cariacica.
10h Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Vila Velha - Praça Duque de Caxias.
10h30 Grupo Vila Dança "Da ponta da língua à ponta do pé" - Teatro do SESI - Vitória.
12h30 - Cultura Presente - Grupo Bioshock Crew e Marcelinho Back Spin Crew - Casa do Hip Hop (SP) - Nova Rosa da Penha - Cariacica.
15h - Relatos: Métodos de trabalho - teoria e prática: Marcelo Ferreira e Sueli Machado - MAES - Vitória.
16h - Mesa: Dança na rua - Significados e reflexões na contemporaneidade: Cristina Castro, Marcelo Gomes (CUFA) e Marcelinho Back Spin - MAES - Vitória.
17h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Praça da Cidade - Serra.
18h30 - Grupo Z de Teatro "Insone" - Theatro Carlos Gomes.
20h Grupo Focus "As canções que você dançou para mim" - Teatro Rubem Braga - Cachoeiro de Itapemirim.
20h30 - Valeska Gonçalves "Nega Lilu" e Cias. Locais: Cia. In Pares "Inumeráveis estados do ser", Cia. de Teatro Urgente "Via Sacra", Cia. Enki de Dança Primitiva Contemporânea "Conexões" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.

23/06/2012 - Sábado

10h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Cariacica - Praça Expedito Garcia.
10h30 - Cultura Presente: Grupo Vila Velha Force e Break e Marcelinho Back Spin Crew - Casa do Hip Hop (SP) - Terra Vermelha - Vila Velha.
15h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Jacaraípe - Praça Encontro das Águas.
15h - Relatos: Dança de Rua - Marcelinho Back Spin e Alex do B. Boys - MAES - Vitória.
16h - Mesa: Perspectivas da dança contemporânea: Inês Bogea, Fabiano Carneiro e Flávia Dalla Bernadina - MAES - Vitória.
16h30 - Cultura Presente - Grupo Bioshock Crew e Marcelinho Back Spin - Casa do Hip Hop (SP) - Vila Bethânia - Viana.
17h - Flash Mob. Coreógrafa Yuriê - Praia de Camburi - Vitória.
20h30 - SP Cia de Dança "101" e Cias. Locais: Homem Cia. de Dança Contemporânea "A distância entre uma esquina e outra", Cia. de Dança Mitzi Marzzuti "Traduzir-se". Theatro Carlos Gomes - Vitória.

24/06/2012 - Domingo

10h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Parque Pedra da Cebola - Vitória.
10h - Cultura Presente - Atos Crew, Ultimate B. Boys e Marcelinho Back Spin Crew - Casa do Hip Hop (SP) - Praça D. João Batista - Ilha das Caieiras - São Pedro - Vitória.
11h30 - Cultura Presente - Grupo Vitória Break, Face da Luz Break e Marcelinho Back Spin Crew - Casa do Hip Hop (SP) - Praça Central - Feu Rosa - Serra.
15h - Grupo 1º Ato "Pequenos atos de rua" - Parque Barreiros - Vitória.
20h30 Grupo Focus "As canções que você dançou para mim" - Theatro Carlos Gomes - Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário