quinta-feira, 21 de junho de 2012

MAIS UMA VEZ JOHNNY DEPP E TIM BURTON NO CINEMA


Cena do filme Sombras da Noite, com Johnny Depp. Foto: Divulgação


"Sombras da Noite", novo filme do Tim Burton, que estreia amanhã no Estado, expressa, mais uma vez, a excentricidade do diretor, e os seus problemas com figuras familiares (principalmente paternas). Além de mais uma vez repetir a parceria com a esposa Helena Bonham Carter e, principalmente, com o astro Johnny Depp. De novo...

Após as críticas recebidas por "Alice no País das Maravilhas", seu último trabalho, Burton voltou seu olhar para o velho desejo de adaptar para o cinema o seriado "Sombras da Noite", um de seus favoritos quando criança.

Exibido entre 1966 e 1971, a série contava a história de uma jovem que saía da cidade grande para viver em uma mansão no interior. Os elementos sobrenaturais somente apareceram seis meses após a primeira exibição. O vampiro Barnabas Collins, então, só deu as caras após um ano. Por muito tempo, a trama do seriado se concentrou apenas nos mistérios que cercavam a protagonista Victoria Winters e suas excentricidades.

Adaptação

Ciente de que essa cadência não funcionaria no cinema, Burton resolveu criar seu filme em torno de Barnabas. O roteiro de Seth Grahame-Smith (do livro "Orgulho, Preconceito e Zumbis") tem início com a família Collins desembarcando nos EUA e fundando a cidade de Collinswood. Quando jovem, Barnabas quebrou o coração da jovem errada. Angelique (Eva Green) era uma bruxa, que amaldiçoou a família Collins e transformou Barnabas em um vampiro para, em seguida, jogar toda a cidade contra ele e enterrá-lo vivo.

Barnabas só acorda dois séculos depois, em 1972, e retorna à sua mansão para encontrar sua família à beira da falência. Angelique tomou conta da cidade e acabou com os negócios dos Collins. O que restou do clã é o núcleo formado pela matriarca Elizabeth Collins (Michelle Pfeiffer), sua filha problemática Carolyn (Chloë Grace Moretz) e o misterioso David, um jovem sem mãe e com o pai ausente. À sua maneira torta, Barnabas passa a reerguer os Collins e ajudar a família a conviver com as diferenças.


O texto é ágil e aproveita bem as piadas sobre o deslocamento temporal do vampiro. Além disso, Johnny Depp mostra-se bem mais contido do que em seus papéis recentes. No final das contas, "Sombras da Noite" é bom, mas falta tempero; é tudo correto demais. Tim Burton faz com o filme exatamente o que esperam dele, deixando saudades daquele cineasta que arriscava caminhar no limite do bizarro, como em "Os Fantasmas se Divertem" e "Edward Mãos de Tesoura" 

Confira o trailer do filme:


Nenhum comentário:

Postar um comentário