domingo, 26 de agosto de 2012

SEMANA CULTURAL: 1ª REVIRAVOLTA COLETIVA

Produzida por coletivos criativos da Grande Vitória a Reviravolta Coletiva vai ocupar espaços da cidade com programação voltada para formação cultural e exposição de talentos locais.

A 1ª Reviravolta Coletiva é uma semana cultural de eventos de formação e intervenções artísticas. Artistas e produtores ligados a grupos e coletivos criativos da Grande Vitória estão envolvidos na produção do evento que procura despertar a possibilidade de articulação em rede dos diversos produtores culturais no Espírito Santo.

Do dia 28 de agosto ao dia 2 de setembro, a Reviravolta Coletiva vai ocupar alguns espaços da cidade de Vitória. A programação conta com oficinas, cursos, mesas abertas, shows e intervenções artísticas. A Universidade Federal do Espírito Santo e a Estação Porto serão alguns dos locais em que as atividades vão acontecer. As praças e avenidas da cidade também estão na rota das intervenções artísticas e da agenda integrada.

Coletivo é simplesmente uma outra palavra para grupos, sejam eles musicais, artísticos, de comunicadores ou das incontáveis linguagens possíveis. O Espírito Santo possui, e não é de hoje, grande diversidade de produtos culturais em franco amadurecimento. Por algum motivo, porém, os artistas permanecem muitas vezes isolados com suas próprias produções e em seus próprios grupos.

A “moda” do último ano era criar um coletivo e produzir. Mal sabiam os artistas que estes “coletivos” já existiam há muito tempo, mascarados por outros nomes tão simples quanto. Sem mistérios e rodeios, coletivo é um agrupamento de pessoas que se reúne por alguma vontade em comum e em prol de algum objetivo. Diante dessa perspectiva que vem movimentando o cenário da economia criativa, a 1ª Reviravolta Coletiva é uma primeira tentativa de proporcionar um espaço para diálogo entre coletivos.

Organizada pelo Assédio Coletivo, grupo formado por produtores e interessados na cena cultural do Espírito Santo, a 1ª Reviravolta Coletiva vai além de mostrar ao público as produções de artistas da Grande Vitória. O evento é, principalmente, uma semana para integração de coletivos – um incentivo às trocas e à ocupação de espaços comuns para que as vontades e os anseios dos coletivos sejam discutidos livremente.

Para a construção do evento, os coletivos se reuniram durante semanas seguidas até que chegassem à programação oferecida ao público. A produção do evento conta com coletivos de arte, cineclubes, músicos, poetas, escritores e mais uma extensa gama de produtores e articuladores da cena cultural de nosso estado. O que todas essas pessoas têm em comum é a vontade de mostrar seus trabalhos, ativar uma rede de contatos artísticos e ampliar a valorização das produções autorais e artísticas no Espírito Santo

Construída colaborativamente a programação da Reviravolta Coletiva conta com cursos, intervenções artísticas, exposições, festivais de música autoral, oficinas, mesas abertas e uma Feira de Negócios “Escambo Criativo”. As atividades de formação como cursos, mesas, palestras e oficinas serão concentradas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A Estação Porto irá receber no sábado oficinas, intervenções artísticas e shows musicais.

As casas de shows de Vitória estão na rota das Noites Reviravolta, festivais noturnos de música autoral. De terça (28) a sábado (01) o TurkZoo, o Fuel, e o Pub em Reforma (antigo Teacher’s Pub) recebem shows musicais.

Programação: http://portalyah.com/assediocoletivo/reviravolta-coletiva/programacao-1%C2%AA-reviravolta-coletiva/



Nenhum comentário:

Postar um comentário