segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ARLINDO CRUZ. MUITO MAIS DO QUE SÓ SAMBISTA EM NOVO DVD

Divulgação


Arlindo Cruz exalta as raízes da música afro-brasileira em disco

Em 'Batuques do meu Lugar', que sai em CD e DVD, sambista passeia por diversos ritmos


O novo trabalho de Arlindo Cruz, o CD e o DVD "Batuques do meu Lugar", chega às lojas a partir do dia 8 de outubro. Antes disso, nesta terça-feira, o primeiro single, "Vai Embora Tristeza", estreia na programação das rádios brasileiras.
É o primeiro registro ao vivo do sambista pela Sony Music, fruto de um show realizado no Terreirão do Samba, localizado na Praça XI, coração do bairro Cidade Nova, no Rio. A escolha desse cenário é bastante simbólica: ali ficava a casa de Tia Ciata, célebre cozinheira e mãe de santo, onde se reuniam compositores, e onde o samba nasceu.
De fato, os sambas do compositor passeiam pelos mais diversos ritmos, direcionando o seu olhar para as raízes africanas. É uma questão ancestral, diz Arlindo. "Vem do espírito. No candomblé, você ouve o toque do atabaque, o canto, e o orixá responder por meio do médium, do pai de santo, e se comunicar por meio da dança sua alegria e força. Tudo isso fez nascer a música do mundo. Até o rock e o jazz têm as mesmas raízes."
Convidados
O show registrado em "Batuques do Meu Lugar" conta com diversas participações ilustres. A abertura da noite fica por conta da atriz e apresentadora Regina Casé, atuando como mestre de cerimônias. Na apresentação, Arlindo divide o palco com Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Alcione, Rogê, Seu Jorge, Marcelo D2, Alcione, seu grande parceiro Sombrinha e também seu filho, Arlindo Neto.
Além das referências às raízes africanas em sua música, o sambista fala da influência da bossa nova em seu modo de compor. "Eu e outros compositores como Jorge Aragão, Almir Guineto e Sombrinha temos influência das harmonizações da bossa nova, em nosso jeito de compor, com acordes mais dissonantes. Há também as influências do samba rock, do sambalanço, de Jorge Ben Jor. É tudo isso que faz o ‘Batuques do Meu Lugar’."
Arlindo Cruz também presta uma homenagem a Madureira, onde cresceu e conheceu Candeia, que o iniciou na arte de compor. O sambista tinha 13 anos quando começou a tocar com Candeia, amigo de seu pai e grande incentivador de sua musicalidade. "Entrei pela primeira vez em um estúdio pra tocar com ele. Foi assim que nasceu minha vontade de ser músico."
Em seguida, ele sugere o disco "Samba de Roda", lançado por Candeia em 1974. "Se você escutar esse LP, vai entender como ele influenciou o meu trabalho. No disco tem maculelê, umbanda, capoeira, várias vertentes. Foi daí que nasceu o Arlindo Cruz que gosta de misturar ritmos."
A propósito, ele é coautor da música "Tatu Bom de Bola", tema oficial do mascote da Copa do Mundo do Brasil, em 2014. Feita em parceria com Rogê e Arlindo Neto, a música estará disponível para download a partir desta quarta-feira.

Serviço:
Batuques do Meu Lugar
Arlindo Cruz
Sony, 15 faixas (CD) e 25 faixas (DVD).
Nas lojas a partir de 8 de outubro.
Preço a definir.

* Fonte: Jornal O Globo

2 comentários:

  1. As músicas do Arlindo Cruz são realmente muito boas. Este DVD deve estar incível!

    Beijos,

    www.luoliveiraoficial.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem legal essa postagem sobre o Arlindo. Ele é um grande sambista, um orgulho!
    Abraço,
    Grupo Puro Acaso
    www.grupopuroacaso.com.br

    ResponderExcluir