terça-feira, 25 de setembro de 2012

CIRCULAÇÃO CULTURAL 2012: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO


Em sua quinta edição, o Projeto Circulação Cultural levará cerca de 180 apresentações culturais com entrada franca para todas as regiões capixabas. Essa grande agenda vai até março de 2013 e oferecerá shows musicais e espetáculos de teatro e de dança produzidos por artistas residentes no Espírito Santo. Quem abre esse extenso calendário cultural é o músico Chico Lessa com o seu show "Um guarda-chuva pra esquecer" que será realizado na noite de quarta-feira, no Museu Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Teresa (ver cronograma com as primeiras apresentações no final da matéria).

Este ano, o Circulação dará prioridade aos bairros e territórios atendidos pelo Programa Estado Presente - grande mobilização institucional do Governo do Espírito Santo junto às comunidades com alto índice vulnerabilidade social. Envolvendo em torno de 400 artistas, essa ação de fomento e de difusão atende a duas necessidades comuns à produção cultural local: a possibilidade de artistas entrarem em contato com públicos diversos, divulgarem e disseminarem os seus trabalhos, e a formação de público para a produção artístico-cultural capixaba contemporânea.

Desde o início do Circulação Cultural, já foram realizadas quase 600 apresentações em todos os municípios do Estado, atingindo um público em torno de 100 mil pessoas e envolvendo o trabalho de aproximadamente 900 artistas e técnicos da área. Os shows e espetáculos acontecem simultaneamente em locais diferentes. A programação das apresentações é elaborada levando em conta a agenda dos artistas, a solicitação dos municípios e a estrutura adequada para cada apresentação.

A coordenadora de Difusão e Intercâmbio de Bens Culturais da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), Rita Sarmento, ressalta que o Circulação Cultural é um importante instrumento para a popularização da cultura capixaba: "essa iniciativa tem contribuído para o fortalecimento do mercado artístico e para a promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios", afirma Rita.

Fazem parte da edição de 2012 os projetos contemplados em três editais da Secult: o Edital nº 018, voltado para apresentações de Teatro e Dança; o Edital nº 028 e nº 29 que contemplam, respectivamente, shows musicais e bandas civis. O Circulação Cultural é uma realização da Secult feita em parceria com os municípios capixabas e tem promovido o acesso à arte, para que a arte tenha acesso a todos e para que o Espírito Santo conheça mais de si mesmo.

Programação Circulação Cultural 2012

26/09
Um guarda-chuva pra esquecer - Chico Lessa (música)
Local: Casarão - Nova Venécia
Horário: 20 horas

27/09
Um guarda-chuva pra esquecer - Chico Lessa (música)
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Ilda Ferreira - São Gabriel da Palha
Horário: 20 horas
28/09
Padedê de Sararás - Zé Moreira (música)
Local: Museu Melo Leitão - Santa Teresa
Horário: 19h30min

Confissão de Amor - Cia de Teatro Arautos (teatro)
Local: Teatro Municipal Ivo Mameri - Rio Novo do Sul
Horário: 20 horas
29/09
CapixabicES - Gardenia Marques (música)
Local: Teatro Municipal Geraldo Cestari - Itaguaçu
Horário: 20 horas
Confissões de Amor - Cia de Teatro Arauto (teatro)
Local: Teatro Municipal Neném Paiva - Muqui
Horário: 20 horas
30/09
Sono e sonhos -Grupo Rerigtiba de Teatro (teatro)
Local: Teatro Municipal Rubem Braga - Cachoeiro de Itapemirim
Horário: 16 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário