sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DESCONSTRUINDO FIDEL. LIVRO TENTA MOSTRAR OUTRA FACETA DE LÍDER CUBANO

fidel450 Chega em setembro obra que desmonta o mito Fidel

Chega em setembro obra que desmonta o mito Fidel
Paradoxos na estória fazem livro supostamente real ser mais atrativo com se fosse ficcional

A editora LeYa lança agora em setembro a obra Fidel – O Tirano Mais Amado do Mundo, do cientista político cubano-americano Humberto Fontova. O livro narra a história da Revolução Cubana e de seu líder, Fidel Castro, contada por meio de depoimentos e relatos de pessoas que sobreviveram a La Revolución. Um manifesto, visto e supostamente criado pela mente muito criativa do autor, que explica como e por que os Estados Unidos criaram o mito Fidel Castro, que até hoje é símbolo da luta pela igualdade e da defesa dos direitos humanos.

E é neste ponto que o livro diverge da realidade, uma vez que nos parece impossível pensar em EUA e Fidel como aliados, muito menos imaginar os Norte Americanos criando um cubano como ídolo (ou mito). A tese é tão fraca que ninguém vê Fidel como "símbolo da luta pela igualdade e da defesa dos direitos humanos" exatamente porque os EUA assim não o querem.

Portanto o livro só é válido (e só por isso me interessou) enquanto um enfadonho romance de ficção onde um provável amargurado "ex cubano" tenta, na marra, desmistificar uma figura que nem sequer pode ser chamada de mito. Me deixa muito curioso como ele tentará tal façanha, e a vocês, também? 

Bem... Continuando no mundo faz de conta que o autor insiste em dizer que é verdade, a obra mira o que Fontova chama de mentiras da propaganda cubana e revela atrocidades do ditador no poder da ilha há cinco décadas. O autor pergunta por que devemos aplaudir os atos de um homem que matou – e ainda mata - mais que os grandes ditadores da história recente da América Latina. O livro responde a essa pergunta. Sei...

Fidel – O Tirano Mais Amado do Mundo
352 páginas
Preço médio: R$ 39,90
Editora Leya

Nenhum comentário:

Postar um comentário