quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MOSTRAS DISCUTEM A ARTE E O COTIDIANO


Divulgação
Instalações contemporâneas de dois artistas plásticos, um capixaba e outro paulista, estão abertas ao público a partir de hoje em duas galerias da Capital. Enquanto a Homero Massena recebe a mostra "A Grande Justificativa", de Rodrigo Hipólito, o espaço Ana Terra abriga 25 quadros de Adélio Sarro, na mostra "Floreiros X – Sarro”, em uma homenagem à chegada da primavera.
A produtora da exposição de Hipólito, FabianaPedroni, explica que a ideia do trabalho do capixaba, que começou como um projeto da Universidade do Estado (Ufes), é pensar a arte como um arquivo que justifica a produção de arte, tudo na forma de uma metáfora. "Na exposição há só molduras de imagens do acervo da galeria. No espaço, está a data, o nome do autor e da obra, mas não há a obra em si. Assim, a arte perde o seu discurso, não contém nada que a justifica e que possa influenciar outros artistas."
Dia a dia


Já Sarro, em entrevista, explica que, além de pinturas de flores, principalmente de copos-de-leite, há também obras sobre o cotidiano. "Há animais, grupos de família, vendedores de frutas. São imagens do dia a dia", diz. Reconhecido no exterior como o "Picasso Brasileiro" – já expôs em diferentes galerias da França, Rússia, Alemanha, entre outros –, ele não esconde o orgulho, mas faz questão de enfatizar que sua obra não lembra a do pintor espanhol.

"Isso começou quando apresentei minha obra na Noruega e foi se espalhando pela Europa. Talvez façam essa associação por eu ser um brasileiro famoso em outros países, por apresentar um pouco da arte do país. Apesar de ter me inspirado em Picasso no início da carreira, minha obra nada tem a ver com a dele", afirma.

Mostra “A Grande Justificativa”

Quando: Abertura hoje, às 19h. Em cartaz até o dia 9 de novembro.
Onde: Galeria Homero Massena (Rua Pedro Pálacios, 99, Cidade Alta, Vitória)Informações: (27) 3636-7111
Entrada gratuita



Mostra “Floreiros X – Sarro”
Quando: Visitação de hoje até o dia 15 de outubro.
Onde: Ana Terra Galeria (Rua Eugênio Netto, 106, Praia do Canto, Vitória)
Informações: (27) 3324-5733
Entrada gratuita

* Fonte Jornal A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário