terça-feira, 18 de setembro de 2012

O ESTADO NA VISÃO DE INTELECTUAIS

Livro `Espírito Santo: Um Painel da Nossa História II`


Reflexões de intelectuais e acadêmicos sobre a realidade do Espírito Santo são reunidas em livro

Publicação será lançada nesta quarta (19), na Biblioteca Pública Estadual


Organizado pelos historiadores e pesquisadores Gabriel Bittencourt (foto abaixo) e Luiz Cláudio Ribeiro, o livro "Espírito Santo: Um Painel da Nossa História II" é resultado do seminário homônimo realizado no final do ano passado e que reuniu diversos intelectuais e acadêmicos para discutir diversos aspectos da história, economia, política, sociedade e cultura capixabas. O objetivo era refletir sobre a formação histórica e cultural do Espírito Santo, a fim de compreender o contexto atual e definir os rumos do desenvolvimento local.

A obra será lançada nesta quarta-feira (19), a partir das 19h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES). Para Luiz Cláudio Ribeiro, a amplitude da abordagem e a diversidade de estudiosos envolvidos fazem com que o "Espírito Santo: Um Painel da Nossa História II" seja uma referência em termos de crítica especializada, independente e multidisciplinar. "Os textos falam de um Espírito Santo preocupado em se modernizar e em aprofundar o conhecimento sobre a sua história e formação étnica", afirma o historiador.

Edson Chagas/Arquivo AG 

Ele ressalta ainda que as ideias expostas no livro partem de uma concepção de desenvolvimento que esteja afinado com os anseios da sociedade capixaba de maneira mais ampla e que vá além dos interesses do mercado. "A publicação reúne autores e linhas de reflexão que propõem um desenvolvimento econômico sustentável próprio e a difusão do conhecimento sobre a realidade local para toda a população como caminho para a valorização dos aspectos locais", afirma.

Além dos organizadores, o livro conta com a colaboração de Vitor Buaiz, Fernando Pignaton, André Pereira, Eliza Bortolozzi, José Eugênio Vieira, Francisco Aurélio Ribeiro, Eliomar Mazzoco, Juca Magalhães, Regina Hees, Namy Chequer, Sebastião Ribeiro Filho, Arlindo Vilaschi, Roberto Garcia Simões e Marco Junior de Faria Godinho. Entres os autores, há ex-gestores públicos, políticos, advogados, economistas, ambientalistas e jornalistas.

Serviço:
Lançamento do livro : Espírito Santo: Um Painel da Nossa História II
Quando: quarta-feira (19)
Onde: Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo
Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória
Entrada franca
Informações: (27) 3137-9349

Nenhum comentário:

Postar um comentário