quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PEÇA 'BERNARDA POR DETRÁS DAS PAREDES' HOJE. CONFIRA HORÁRIOS

Ariny Bianchi/Divulgação


Grupo Repertório apresenta nesta quarta-feira (19) a peça "Bernarda, por Detrás das Paredes"

Espetáculo que narra tragédia familiar terá duas sessões no Carlos Gomes


A companhia de teatro Repertório acaba de retornar de São Paulo, após uma turnê do espetáculo "Bernarda, por Detrás das Paredes", que passou por diversas cidades daquele Estado com apoio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Além de promover a circulação da peça, o edital possibilitou o intercâmbio artístico com grupos teatrais de São Paulo.
Formado pelos atores Nícolas Corres Lopes e Roberta Portela, o grupo encerra a circulação do espetáculo em sua cidade natal, Vitória, com duas sessões na noite desta quarta-feira (19), no Teatro Carlos Gomes, no centro de cidade, dentro do projeto Quartas no Theatro. O centro da capital, a propósito, é onde se localiza a sede do Repertório, compartilhada com outro grupo de teatro, o Folgazões, num casarão vermelho à Rua Professor Baltazar – ladeira que dá acesso à Catedral Metropolitana.

"Bernarda, por Detrás das Paredes", que estreou em 2010, é resultado de uma colagem da peça "A Casa de Bernarda Alba", do espanhol Federico García Lorca, de "Arte Poética", do grego Aristóteles, e de textos do próprio grupo. A peça de García Lorca é de 1936, finalizada pouco antes de o autor ser assassinado pelo regime fascista do general Francisco Franco, durante a Guerra Civil Espanhola. Na trama, que tem desfecho trágico, Bernarda é uma matriarca dominadora que, após a morte do segundo marido, decreta um luto de oito anos, enclausurando em casa as filhas: Angústia, Madalena, Amélia, Martírio e Adela.
Responsável pela direção e dramaturgia da peça, Nieve Matos explica que "Bernarda, por Detrás das Paredes" é um espetáculo de metalinguagem que une o drama de Lorca às reflexões de Aristóteles acerca da tragédia, dos elementos necessários em sua constituição, e a textos do própria companhia teatral. O que chama a atenção no espetáculo é a construção dos personagens. São nove, ao todo, interpretados apenas por Nícolas e Roberta. Os dois se revezam entre esses diversos personagens, construindo cada um conforme suas próprias perspectivas.
"A peça original envolve muitos atores em cena. Quando resolvemos apresentá-la com dois atores apenas, abrimos mão da montagem fiel e construímos os personagens a partir do corpo, o que dispensa suportes como figurino e cenário", diz Nícolas. A limitação a dois atores exigiu uma dinâmica de cena em que a troca de personagens é muito rápida. Assim, o que pontua as mudanças são elementos como voz e expressão corporal. "Eu e Roberta fazemos os mesmos personagens, e isso exige do ator também uma autoria. Eu tenho a minha Madalena, por exemplo, e Roberta tem a dela. Cada um constrói o personagem à sua maneira. São duas óticas para a mesma história."
Além disso, o espetáculo se molda de acordo com o local onde é apresentado. "Nós fazemos um estudo do espaço e, a partir dos códigos estabelecidos para cada personagem, nos apropriamos desse espaço."

Serviço:

Projeto Quartas no Theatro
Com a peça “Bernarda, por Detrás das Paredes”, do grupo Repertório
Quando: quarta-feira (19), às 19h e às 20h30
Onde: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro de Vitória
Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia)
Informações: (27) 3132-8399

* Fonte: Jornal A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário