quarta-feira, 28 de novembro de 2012

AMANHÃ LANÇAMENTO DE 'SIMPHONIA'. CONFIRA

Divulgação
O professor e músico capixaba Vitor Góes lança 'Simphonia', seu livro de estreia


Vitor Góes se apoia em ritmos musicais para construir 'Simphonia'

Com o livro, músico capixaba estreia na ficção

O professor e músico capixaba Vitor Góes lança "Simphonia", seu livro de estreia, na Livraria Leitura do Shopping Vitória, a partir das 19 horas desta quinta-feira. Na obra, o autor condensa ritmos musicais em uma linguagem pouco usual, que busca mais a provocação de sensações do que de significados.
"Simphonia" é um romance dividido em três partes: as duas primeiras são inspiradas em Vitória e no Rio de Janeiro, respectivamente. No terceiro capítulo, o escritor abre a narrativa para um ambiente mais universal, sem amarras geográficas. Há, ainda, uma espécie de glossário – ou "intermezzo musical" (divisão entre dois atos de uma ópera), como prefere o autor – que se preocupa em explicar alguns termos incomuns do texto, elucidando lacunas deixadas pela narrativa. Tudo isso em 70 páginas.

Improvisos

A experimentação narrativa, de acordo com Vitor, é fruto do grande espaço que a música ocupa em sua vida. Em 1992, com apoio da Lei Rubem Braga, ele lançou o álbum "In Vino Veritas". Desse disco e do estudo da arte, o escritor aprendeu a improvisar também na literatura.

"Tenho contato com música há muitos anos. Sempre pensei o texto literário como ritmo e sonoridade. Às vezes, por exemplo, as frases estão em ritmo de valsa, ou algum outro estilo. Tento trazer esses elementos da música e transportá-los para a literatura", comenta o autor. 

Além de se sentir confortável em um terreno sonoro, o autor busca, por meio de recursos estéticos, maior aproximação com as sensações provocadas pela música. Poesia e prosa, no livro, misturam-se.

"Procuro trabalhar com sentimentos. Ouvindo a música, você tem uma experiência emocional e não sabe exatamente o porquê. Tentei retirar os significados gastos de algumas palavras e buscar sensações mais particulares", observa o escritor.

Embora o flerte do autor com a música e a literatura seja longo, "Simphonia" só se apresentou como livro após 24 anos de escrita. "Eu comecei a escrever por volta de 1988, quando ainda morava em Vitória. Entre 1993 e 1997, escrevi outra narrativa, no Rio de Janeiro. Já em 2003 criei a última. Só depois percebi que esses fragmentos tinham uma unidade e poderiam ser concebidos como um livro", explica Vitor.

O primeiro capítulo, aliás, saiu de Vitória por duas vias: pelas mãos do autor e pelo texto do jornalista capixaba Amylton de Almeida, falecido em 1995. "Em 1988, o Amylton lançou ‘Blissful Agony’. Fui no lançamento e tenho o livro autografado. Depois de começar a ler, quis fazer algo parecido. Sentei em uma máquina de escrever e só parei agora", comenta.

Livro "Simphonia"
Autor: Vitor Góes
Editora ePublique, 
70 páginas, R$ 25

Lançamento
Quando: amanhã, às 19h
Onde: Livraria Leitura, no Shopping Vitória, Avenida  Américo Buaiz, 200, na Enseada do Suá, em Vitória
Informações: (27) 3204-4900

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário