segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CINEMANIA = OS 70 ANOS DE 'CASABLANCA', OS 90 DE CHARLES SCHULZ E A ESTRÉIA DE 'OS PENETRAS'. TUDO JUNTO E AGORA! CONFIRA.

O Cinemania de hoje destaca um grande filme, um grande artista e uma estréia muito esperada. 'Casablanca' um dos maiores filmes de todos os tempos completa 70 anos. Já Charles M. Schulz, criador do desenho da TV e Cinema 'Snoopy', se estivesse vivo, faria nesta semana 90 anos. E 'Os Penetras' filme com Marcelo Adnet e Eduardo Sterblich que estréia esta semana e tem causado grande expectativa. Confira os artigos completos:

casablanca

Casablanca - 70 anos
O segredo de um dos melhores filmes de todos tempos: O roteiro.

Em 26 de novembro de 1942, Casablanca teve sua primeira sessão pública, no Hollywood Theater, um cinema de Nova York, estreando dois meses antes da data oficial. A premiére, acredita-se, fora antecipada para coincidir com o dia em que os Aliados - reforçados pelos EUA, que aderiram à Segunda Guerra semanas antes - invadiram o Norte da África e tomaram do Eixo a cidade estratégica de Casablanca.

Parace-nos claro que havia uma clara preocupação em privilegiar o conflito global como um ponto de interesse do filme; vários figurantes eram exilados de guerra, por exemplo. O roteiro de Howard Koch e dos irmãos Julius J. Epstein e Philip G. Epstein, teve, por característica, elementos opostos: os tempos fortes versus os momentos de instrospecção, os diálogos graves sucedidos por alívios cômicos, as falas expositivas emendadas por comentários críticos sobre essas mesmas falas. No choque, esses elementos opostos se neutralizam, por isso Casablanca parece tão harmônico e, na prática, tão fácil de assistir, o que explica o estrondoso sucesso.

Depois de 70 anos, Casablanca continua sendo um grande marco do cinema mundial, sendo considerado por muitos, inclusive, o melhor filme de todos os tempos .A Warner Bros., para celebrar este aniversário, lançou o Blu-ray do filme que em breve chegará as lojas brasileiras.

Charles Schulz

Charles Schulz
Criador do Snoopy e sua turma faria 90 anos hoje

Após um inicio de pouco sucesso em 1958 finalmente a tirinha de Snoopy, Charlie Brown e Lucy conseguiu agradar os leitores dos jornais a qual Schulz desenhava. Se o inicio foi pouco promissor, quando fez sucesso Snoopy passou simplesmente a ser uma febre nos Estados Unidos não demorando muito a chegar ao mundo todo.

É bem possível que as raízes do sucesso tenham começado a ser plantadas antes disso, aos poucos, à medida que Schulz ia colocando características próprias em cada um de seus personagens. Ele os transformou em personalidades distintas e únicas, fazendo com que cada leitor se identificasse com pelo menos algum deles.

As crianças da turma de Charlie Brown passaram a representar a humanidade inteira, em um processo catártico que quebrou fronteiras culturais, lingüísticas, religiosas, políticas, intelectuais e morais como nunca outra história em quadrinhos antes, tornando-a talvez a tira mais conhecida no mundo inteiro.

Não demorou para que Snoopy virasse desenho e mais posteriormente filme (oito foram feitos) e até hoje ser este grande sucesso na vida das crianças da atualidade e de todos os adultos saudosistas.

Os Penetras

Comédia Os Penetras aposta no improviso para fazer rir
Filme quer manter boa fase do filmes de humor nacionais

Cercada de muita expectativa a comédia 'Os Penetras' quer manter a boa fase dos filmes brasileiros de humor e também registrar a boa bilheteria de filmes como 'E aí... Comeu?', 'Totalmente Inocentes' e 'Até Que a Sorte Nos Separe' e, para tanto, aposta no improviso como marca.

Os humoristas Marcelo Adnet e Eduardo Sterblitch são as estrelas do filme que estreia na sexta-feira (30). No longa, Adnet interpreta o trambiqueiro carioca Marco Polo. Já Sterblitch dá vida a Beto, um ingênuo jovem fluminense que vai à capital em busca da mulher amada.

Ao chegar no Rio de Janeiro, a primeira pessoa que Beto conhece é Marco Polo, que vive aplicando pequenos golpes em turistas gringos. O trambiqueiro oferece ajuda a Beto para encontrar a sua mulher, Laura, porém ele a confunde com outra Laura, uma vigarista de luxo, interpretada por Mariana Ximenes.

Juntos, os três irão penetrar nas festas mais chiques da capital carioca às vésperas da festa de Revéillon. Como resultado, o trio irá se envolver em várias confusões. Em entrevista exclusiva Adnet e Sterblitch contam que tiveram liberdade para improvisar e que ficaram amigos também fora dos estúdios de filmagens.

— Nó lemos o roteiro 39 vezes. No entanto, é inevitável não colocarmos nossa autoria. É mais forte do que a gente. É tipo um oxiurus. Não tem como não coçar o bumbum — diz Sterblitch.

O elenco conta ainda com a participação dos atores Stepan Nercessian, Susana Vieira, Andréa Beltrão, Luis Gustavo e Luis Carlos Miéle. A direção ficou por conta de Andrucha Waddington (de Lope, 2011).

— Nós, inclusive, passamos a chamar o Andrucha de “Cumpádi Waddington”, “Andrucha de Blair” ou “Andrucha do 71”. Foram apelidos carinhosos que surgiram logo nas primeiras semanas demonstrando o entrosamento entre nós e a equipe — diz Adnet.

Fontes: Omelete, R7Cinema, Wikipedia, Cinepipoca e Cineweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário