quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CRÍTICA - PORQUE 'AMANHECER - PARTE 2' FAZ TANTO SUCESSO?




Recentemente saiu a informação de que ‘Amanhecer – Parte 2’, último filme da saga ‘Crepúsculo’ teve a melhor abertura de bilheterias do ano, foram R$37 milhões só em 4 dias. Mas porque a saga de Edward, Bella e Jacob faz tanto sucesso?

Primeiro, porque é muito simples. Sem subjetividades (nem no livro, muito menos no filme) Crepúsculo tem por marca narrar uma estória sem segredos, voltas ao passado, ou complexidades que façam com que o leitor tenha que parar sua leitura para tirar conclusões ou especular sobre este ou aquele desfecho. Toda, absolutamente toda a estória, é entregada mastigadinha ao leitor.


Segundo, porque segue o esqueminha ‘novela das 9 da Globo’: Mocinho que ama mocinha, mas que a disputa com um antagonista (no filme um bonitão que insiste em ficar sem camisa). O amor do casal passa por N provações, mas, por fim, vence a tudo. Neste caso a problemática que envolve as agruras ao que o casal sofre é maquiada pelos efeitos do sobrenatural. Confira o esquema:

Novela das 9 da Globo

Mocinha ama mocinho – Mas mocinho é casado e não pode largar a esposa e filhos

Crepúsculo

Mocinha ama mocinho – Mas mocinho é vampiro e não pode se envolver com uma mortal

Aliás, o sobrenatural é o terceiro motivo que fez de ‘Crepúsculo’ o sucesso que é. Trocar o mocinho casado, ou na guerra, ou rico (ou pobre), ou qualquer outra problemática que atrapalhe o relacionamento do casal, por uma problemática sobrenatural trouxe, além de um charme natural, o frescor de algo novo, aparentemente inédito. Sabemos que não é, pois juntar romance com elementos sobrenaturais já havia ocorrido antes da trama de Meyer.


E aí entramos no quinto motivo do sucesso: A sorte. Juntar vampiros em uma trama romântica já havia sido tema de outros livros, como ‘Diário de Um Vampiro’, por exemplo, mas calhou de Meyer e seus vampiros estarem no lugar certo e na hora certa e fazerem o super sucesso que fizeram. Sorte, simplesmente. 

Mas a sorte acaba aí. Pois o último fator que faz da saga esse estrondoso sucesso é algo muito importante: A competência. Tanto a editora da saga, quanto à distribuidora e produtora do filme tiveram um capricho ímpar, seja na produção, divulgação ou extensão do livro e do filme. Tudo absolutamente preparado para o sucesso.


Analisa mais profunda. Como fazer um romance de sucesso?

A trama ocorre numa cidade pequena para que todo o foco seja única e exclusivamente o amor do casal protagonista.

Ou o mocinho ou a mocinha vem de fora, preferencialmente de uma grande cidade. A soma do nativo (a) ingênuo (a), mas atraente + forasteiro (a) misterioso (a) e sedutor (a) é batata para uma grande estória.

A mocinha é feia e impopular logo a grande maioria das mocinhas (em sua grande maioria também feias e impopulares) se vê nela.

 O mocinho e o antagonista são bonitões e, mais uma vez, as leitoras e espectadoras se imaginam na mesma situação, afinal quem não ia querer um Robert Pattinson apaixonadão por você?

 Fontes: Cinepipoca., Globo.com e Msn

Nenhum comentário:

Postar um comentário