quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CRÍTICA - O RESSURGIMENTO DO HUMOR NO BRASIL



O que Marcelo Adnet, Gregório Duvivier, Danilo Gentili, Fábio Porchat, Dani Calabresa, Fernando Caruso, Miá Mello, Tatá Werneck, Eduardo Sterblich, dentre outros, tem em comum? Todos são comediantes, na linha dos 30 anos e, principalmente, são muito talentosos. Depois de um hiato de algumas décadas o Brasil finalmente tem uma nova e excelente safra de comediantes. Confira na crítica do Outros o por quê de tal geração.

Marcelo Adnet. Carioca é a grande revelação do humor nos últimos 5 anos

Chico Anísio I - A dinastia Maranguapeana

O brasileiro é um povo engraçado e com o bom humor em seu sangue. Logo programas humorísticos existem desde sempre por aqui. Com origem no rádio Chico Anísio foi, por muito anos, a grande estrela do humor na TV do país. Ao lado de Jô Soares, Carlos Alberto de Nobrega, Os Trapalhões e Ronald Golias, detinham o que era a grande sacada de humor no Brasil: Esquete curtas, personagens afetados e estereotipados e bordões aos montes. Em comum a estes artistas estava o fato de serem 'bichos da TV'. À exceção dos trapalhões nenhum deles teve o mesmo exito da TV no cinema ou teatro nos 70/80. 

Ronald Golias. Muito sucesso nos anos 80 como 'Pacifico' e 'Bronco'

A questão é que os áureos tempos desta turma foi passando, eles foram ficando velhos, alguns morrendo, e seus personagens e bordões ficaram cansativos e repetitivos, contudo, com uma turma que mais se preocupava em imitá-los do que ser original, a nova geração não conquistava o público, que preferia continuar com o mais do mesmo.

Chico Anísio. Grande figura do humor de personagens e bordões

Stand up - Um celeiro de craques

Surgido não se sabe de onde (afinal o movimento de stand up comedy dos EUA tem "duzentos" anos que existe) uma turma brazuca decidiu começar a "standaupiar" por aqui, e o público, ávido por novidades, comprou a briga.

Danilo Gentili. Humor em talk show e em apresentações de stand up

Até hoje ficamos indecisos se o programa CQC que levantou a bola dessa galera, ou se a galera é que levantou a bola do CQC. A verdade é que os homens de preto da nossa versão do (já foi mais) engraçado programa, abriu portas para N artistas da modalidade. O próprio CQC "revelou" Oscar Filho, Rafinha Bastos e principalmente Danilo Gentili.

Com o stand up na moda surgiram uma imensa leva de comediantes. Alguns bons, outros ruins e uns poucos excelentes. Bruno Motta, Diogo Portugal e Fábio Porchat, por exemplo, estão na turma dos excelentes.


Fábio Porchat. Fera na TV, do cinema, do teatro e da internet.

A diferença dessa turma em relação àquela galerinha dos anos 70 e 80, é que eles fazem sucesso na TV, mas fazem mais sucesso ainda no teatro, e estão se espalhando também para o cinema.

Chico Anísio II - A dinastia Brunomazzeoniana no cinema

Se uma turma surgia no stand up, outra surgia por trás de câmeras e palcos: Os redatores. Deles um se destacava, o até então desconhecido Bruno Mazzeo. Filho de Chico Anísio e Alcione Mazzeo, Bruno fazia questão de manter a paternidade de Chico quase que oculta para que não houvessem comparações e cobranças exageradas. Deu certo! Mazzeo começou como redator do excelente TV Pirata ainda muito jovem e logo pulou para a frente das câmeras, tendo como grande destaque o programa 'Cilada' em uma TV a cabo.


Bruno Mazzeo. Três comédias de estrondoso sucesso no cinema

Mas foi quando decidiu ir para o cinema que Bruno deu o pulo do gato. O talento do filho de Chico Anísio é inquestionável em criar, atuar, produzir ou dirigir filmes. 'Muita Calma Nessa Hora', 'Cilada.com' e 'E aí... Comeu?' foram sucessos estrondosos e abriu um excelente precedente: Os novos comediantes começaram a também se aventurar na telona e, para sorte nossa, com filmes bem interessantes. Fábio Porchat, Leandro Hassun e, em breve, Marcelo Adnet e Edu Sterblich são alguns exemplos.

Mix de talentos - Do circo ao círculo

Isso quer dizer que o 'novo humor' do Brasil abdicou da maneira antiga de nos fazer rir? Longe disso! A lista citada acima, no cabeçalho do artigo, fala por si. Lá temos desde artistas de circo, de stand up, outros do cinema, outros que trabalham de 'cara limpa' e outros que ainda fazem os bons e velhos personagens estereotipados. Dessa última, destaque especialíssimo para Eduardo Sterblich e sua gama de personagens de sucesso no 'Pânico'.


Eduardo Sterblich como o atrapalhado jornalista 'Fernando Litre'. Trocadilhos e paródias são sua marca

Acompanhado de uma trupe de muito talento (destaque-se o também excelente Carioca) Edu é criador de personagens como 'Cesar Polvilho', 'Melhor do Melhor do Mundo', 'Freddie Mercury Prateado', 'Ursinho Gente Fina' e mais recentemente 'Fernando Litre'. Todos tem em comum os bordões e o jeito simples de fazer humor, igualzinho a turma das antigas num círculo que parece sem fim.

Internet - Jogue 'comédia' no Google e ganhe talentos!

Uma nova turma vem surgindo pela internet. Portais de humor vem surgindo aos montes, alguns com trabalhos interessantes. 'Marcelinho dos Contos Eróticos', 'Felipe Neto', e 'Não salvo' são ótimos. Mas o destaque vai para a dobradinha 'Kibe Loco' + 'Portal Porta dos Fundos'.


Programa do 'Porta dos Fundos'. Destaque para a reunião dos presidiários e para o coitado do Negalê

'Porta dos Fundos' é um canal no you tube produzido e interpretado por Antônio Tibet - manda-chuva do Kibe Loco - e alguns dos comediantes citados acima como Duvivier e Porchat. Os vídeos são divertidíssimos e nos dão muita expectativa de ainda melhores tempos no humor brasileiro.

Quer rir um bocado? Ligue a TV, a internet, vá ao cinema ou ao teatro. Agora opções não faltam e tão pouco gente talentosa!

Fontes: Wikipedia, Globo.com, Msn, Cineclick, Terra, Folha Vitória, Kibe Loco e Ego 

Nenhum comentário:

Postar um comentário