segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MUSEU HISTÓRICO DA SERRA: EXPOSIÇÃO E VÍDEO DO POEMA "NAVIO NEGREIRO", DE CASTRO ALVES


Novembro, mês da consciência negra, é o mote utilizado pelo Museu Histórico da Serra para trazer a público a releitura de uma das produções culturais mais contundentes sobre a escravidão:  a obra “Navio Negreiro”, de Castro Alves, nas telas do artista plástico Cacá Miled e vídeo poema com Paulo Autran.

Negros e feitores, presentes nas obras dos artistas Debret e Rugendas, que vieram ao Brasil em missões artísticas, no século XIX, serviram de personagens para as telas de Cacá. As imagens remetem à escravidão e foram estampadas com a técnica da encáustica (pigmento à base de cera de abelha),pintura em seda e acabamento em bordado.
Como referência, Cacá utilizou o poema de Castro Alves, unido com os quadros em forma de texto, e também como poema, em um vídeo que retrata fielmente cenas vividas nos navios negreiros, na voz do ator Paulo Autran.

A exposição é resultado do Projeto "Do Navio Negreiro a Queimado", patrocinado pela Prefeitura da Serra por meio da Lei de Incentivo à Cultura Chico Prego e fica em cartaz até 30 de novembro. A visitação é de terça a sexta-feira, de 09 às 17 horas e, aos sábados, das 9 às 15 horas. O agendamento para grupos pode ser feito pelo telefone 3251 6636. O Museu está localizado na rua Cassiano Castelo, 22, na Serra Sede.

Serviço:
Visitação:
Até 30 de novembro
Dias: De terça a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados, das 9h às 15 horas.
Endereço: Rua Cassiano Castelo, 22 - Serra Sede
Agendamento para grupos: 3251 6636
Informações: Zelita Viana (PMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário