sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

8 DE DEZEMBRO: 32 ANOS SEM JOHN LENNON E 18 SEM TOM JOBIM


Há muitos pontos em comum entre o Beatle e o mestre da Bossa Nova 

Um integrou a banda de rock mais famosa e influente de todos os tempos. O outro é considerado um dos inventores da bossa nova. Em comum, a data e o local da morte.Tom Jobim e John Lennon morreram em um 8 de dezembro, em Nova York, nos Estados Unidos.
John Lennon nos deixou há 32 anos. A notícia, mesmo na era anterior à Internet, correu feito um jato pelo mundo. Afinal, o cantor, compositor e músico britânico foi assassinado em frente ao Dakota, edifício em que morava, em Nova York.

Mark Davis Chapman, um fã obcecado por Lennon, havia conseguido um autógrafo do músico na manhã daquele mesmo dia, fato que foi registrado por um fotógrafo. Quem poderia imaginar que, horas depois, o mesmo cidadão faria tamanha loucura?
O mundo ficou rapidamente de luto. As homenagens ao ex-beatle se espalharam pelos quatro cantos do planeta, frequentemente acompanhadas por pessoas cantando as músicas de Lennon, especialmente o hino pacifista Imagine.

Quatorze anos depois, foi a vez de Tom Jobim tornar essa data motivo de luto. Na época, o cantor, compositor e músico carioca vivia uma fase das mais produtivas em sua carreira.
Seu CD Antonio Brasileiro havia acabado de sair, com participações especiais de Dorival Caymmi e Sting. Um trabalho com alta qualidade artística, no qual Jobim se mostrava mais inspirado do que nunca.
Mas um câncer na bexiga em estágio já adiantado acabou sendo constatado no músico em um exame rotineiro, dias antes. Ele foi operado, mas dois dias depois, morreu de parada cardíaca, no hospital Mount Sinai, em Nova York, em 8 de dezembro de 1994.

Lennon amava Nova York e Tom Jobim também se deu muito bem por lá, sendo presença constante na cidade americana.

Outro fato em comum entre eles é que seus legados continuam sendo apreciados e cultuados por fãs nos quatro cantos do mundo, além de gerar novos produtos.
Tom Jobim é tema de documentário “A música segundo Tom Jobim”, o qual foi dirigido pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos e idealizado por Marco Altberg, Paulo Jobim (filho do Maestro Soberano) e Miúcha (cantora e irmã de Chico Buarque), e que você pode assistir, na íntegra, no vídeo abaixo:

Fonte: R7 e Acervo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário