sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ARTES - O MELHOR E O PIOR DE 2012


Depois de elencarmos o melhor e o pior de 2012 no cinema, música, literatura e séries o Outros 300 termina essa semana com o melhor e o pior das artes em geral neste ano. Tem de tudo um muito. Confira:

Excelente

Porta dos Fundos = Criado pela turma do Kibe Loco, portal de vídeos criou uma série sensacional de vídeos de humor neste ano. Indiscutivelmente o que há da mais engraçado em 2012!

Séries nacionais = Pressionadas pela Ancine TV's a cabo foram obrigadas a destinar parte do horário nobre de suas programações a produtos nacionais o que as fez ter de investir em séries tupiniquins. Daí as ótimas 'fdp' e 'Sessão de Terapia' surgiram para nos brindar com produções muito boas.

Seth McFarlane = Criador das ótimas 'Family Guy', 'American Dad' e 'Cleveland Show' estreiou no cinema com o ótimo 'Ted' um dos filmes mais legais do ano. O cara mostrou ter futuro também no cinema.

Literatura capixaba = Lançamento de 'Rockrise' de José Roberto dos Santos Neves, de 'A Folha de Hera' de Reinaldo dos Santos Neves e relançamento de “Senhor Branco ou o Indesejado das Gentes” livro do professor da Ufes Paulo Roberto Sodré foram só alguns exemplos do excelente ano da literatura capixaba não só de crítica, mas também de venda.

Ótimo

Psy = Rapper sul coreano surgiu como um viral engraçado, mas sua música 'Gangnam Style' realmente é muito legal.

Silva = O EP "Claridão" do capixaba Lúcio da Silva Souza foi uma das coisas mais legais que aconteceram na música nacional este ano! Misturando elementos folks, com uma pitada de indie e bastante de referencias pops, nosso conterrâneo mandou muito bem em sua estréia. 

Bom

Fábio Porchat = Mesmo com o fracasso no cinema em sua estreia na telona (com o horrível 'Totalmente Inocentes') cara mandou muito bem na TV (na 'Grande Família' e no 'Seu Passado te Condena'), mas principalmente no teatro e na internet (como parte importantíssima da trupe do 'Porta dos Fundos')

Trintões do rock = Kid Abelha e Titãs tiveram ótimos especiais na Multishow e Barão Vermelho teve música inédita do Cazuza e show no 'Circo Voador'. Deu pra matar a saudade da galera saudosista, apesar dos trintões estarem perdendo o fôlego.

Regular

MTV = Emissora marcou golaço de marketing com o especial tributo a Renato Russo (mesmo sendo com o Wagner Moura nos vocais), mas termina o ano perdendo, por falta de grana, Adnet e Calabresa para concorrentes. Vai fechar ou não vai?

Saturday Night Live Brasil = Comandado pelo sempre polêmico Rafinha Bastos programa teve, sim, seus grandes momentos, mas num todo realmente não se encontrou. Uma pena!

Ruim

Roberto Carlos = Rei voltou as paradas com a chatíssima 'Esse cara sou eu'. Antes continuasse somente com seus sucessos antigos nos especiais de fim de ano da Globo.

Cinquenta Tons de Cinza (e subsequentes) = Um dos troços mais chatos de 2012. Livro supostamente 'erótico feminino' é nada mais de uma série de situações românticas sexuais vivida por uma protagonista que em muito se parece com Bella do Crepúsculo e livros similares. Chato hein!

"Ainda bem que a Whitney Houston não esteve aqui para ver/ouvir isso" *

Latino = Cantor, mestre em cagar todos os novos hits com versões esdrúxulas, se superou em 2012 com 'Despedida de Solteiro' terrível versão do super sucesso 'Gangnam Style'. Serviu para ele cancelar a conta do Twitter e para o YouTube o bloquear.

Wagner Moura = Homenagem a Renato Russo foi legal e tudo, mas aguentar o hiper desafinado Wagner Moura foi dose. O mico do ano.

Marcelo Adnet = Comediante super fera na TV o marido de Dani Calabresa foi péssimo no cinema. Seus filmes 'Agamenon' e 'Os Penetras' foram terrivelmente ruins e sem graça. Melhor sorte pra ele em 2013.

Charlie Sheen = Sua série 'Anger management' mostrou Sheen sendo nada mais que um Charlie Harper psicólogo, contudo sem a mesma graça e charme dele. Resultado: Um programa de dar sono.

Protógenes Queiroz = Procurador levou filho de 10 anos para ver o filme 'Ted' (indicado a maiores de 16 anos) ou seja, desacatando as regras, só porque, no poster, havia um ursinho de pelúcia. Depois teve a coragem de criar falação dizendo que era inadmissível um filme com um ursinho de pelúcia ter conteúdo adulto. Inadmissível é ter um sujeito desse nos representando.

Comédias nacionais = 'E aí... Comeu?'; 'Agamenon', 'Até Que a $orte Nos Separe' e 'Os Penetras' qual comédia nacional foi pior este ano? Todas né? Uma pena. Que essa turma volte a acertar em 2013.

Músicas onomatopeicas = Tche, tche, tche... Tchu, tcha... Lê, lê, rê... Eu quero tãe... 2013 foi o ridículo ano das músicas onomatopeicas de duplo sentido. Vivemos tempos de uma pobreza musical (e porque não intelectual?) sem fim.

Discordou? Concordou? Ponha sua opinião nos nossos comentários.

* Houston morreu em 11 de fevereiro deste ano, logo não viu ou ouviu 99% dessas tranqueiras citadas acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário