terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CAFÉ LITERÁRIO. AUTORES DISCUTEM OBRAS NESTA QUARTA. SAIBA MAIS

Café com Letras



Café Literário: livros do Vest Ufes 2013 em debate
Obras dos capixabas Paulo Roberto Sodré e Reinaldo Santos Neves são discutidas nesta quarta-feira

O Café Literário Sesc traz, amanhã, uma edição especial para os candidatos ao Vest Ufes 2013. Com moderação do professor de literatura Francisco Grijó, participam da mesa os escritores capixabas Paulo Roberto Sodré e Reinado Santos Neves, autores de "O Senhor Branco ou O Indesejado das Gentes" e "Kitty aos 22: Divertimento", respectivamente, livros adotados no vestibular deste ano.

Paulo Roberto Sodré

Os escritores vão debater as duas obras, além de comentar as linguagens utilizadas, a narrativa, os personagens, enredos, ambientes e temáticas. Ou seja, tudo o que é de interesse dos vestibulandos. 

"O Grijó abre o debate e depois passa para cada um de nós, que tem aproximadamente 20 minutos para falar sobre os livros, suas técnicas e linguagens, aquilo que possa interessar os alunos. Depois, o evento será aberto ao debate, e Grijó inicia com as perguntas", conta o escritor Reinaldo Santos Neves, em entrevista. "O mais importante é o contato dos alunos conosco. Como eles leram o livro, eles podem ter interesse na sua construção."

Reinaldo dos Santos Neves

A escolha de "Kitty aos 22: Divertimento", com sua linguagem moderna, chegou a ser alvo de críticas de alguns pais. "Eu discordo dessa crítica. Afinal de contas, a literatura não tem isso de moralismo e imoralismo. Você tem que ter liberdade para fazer literatura, você está fazendo arte. Não tem que censurar arte nenhuma, é um equívoco por parte dos pais. Muitas vezes, dizem sem ler o livro e entender o contexto", diz Reinaldo.

Para o escritor, que pesquisou a linguagem dos jovens antes de escrever a obra, os leitores têm consciência e capacidade para entender. "É lógico que esse livro tem uma linguagem forte, ele não quer estar em uma biblioteca infantil. E quando o livro é adotado no vestibular, há um professor para orientar e explicar, até mesmo justificar", pontua.

Café Literário 

"A Literatura do ES no Vestibular da Ufes"
Quando: Amanhã, a partir das 19h Onde: Auditório do Ifes, Avenida Vitória, 1729, Jucutuquara, Vitória Entrada gratuita.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário