quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CRÍTICA DO FILME 'QUATRO AMIGAS E UM CASAMENTO'

Quatro Amigas e um Casamento

Filme quis ser versão feminina de 'Se Beber não Case'
Problemas no roteiro deixaram 'Quatro Amigas...' confuso e sem graça

Achatado em meio a aguardada estréia do nacional 'Os Penetras' e ao sucesso de bilheteria de 'Amanhecer - Parte 2', 'Quatro Amigas e Um Casamento' não conseguiu ter o destaque esperado nos meios de comunicação e nem com o público. Ainda assim chegou aos nossos cinemas com a expectativa de ser um dos filmes mais engraçados do ano. Confira a crítica do Outros 300 acerca da estória e tire suas conclusões.

Início promissor

Quatro amigas se conheciam desde o colegial. Destas, três supostamente bonitas, e Becky a amiga gordinha e feia que, com as reviravoltas da vida, conseguiu ser a primeira a se casar, e o melhor, com um cara bonitão, fiel e bem sucedido. Que jeito melhor então de jogar na cara das garotas sua vitória do que convidando as três amigas implicantes para serem madrinhas de seu casamento? Esse é o roteiro inicial de 'Quatro Amigas e Um Casamento' filme que prometia ser um dos mais engraçados do ano. Prometia...

"Amigas" que passaram mais da metade do filme separadas.

Roteiro muito confuso

Foi impressionante a capacidade que os roteiristas tiveram para conseguir estragar uma estória tão manjada e fácil de contar. Com um roteiro confuso o filme se perdeu em esquetes soltas uma da outra sem que tivessem relevância com o tema principal. Com desenrolares surreais, as cenas surpreendiam pela loucura total dos produtores em acreditarem que os espectadores iriam rir, ou sequer entender, aquilo que estava acontecendo.

Do pouco que consegui entender a ideia do filme era criar uma atmosfera humorística semelhante a 'Se Beber não Case' contudo com um viés feminino. Assim como o bem sucedido filme do diretor Todd Philips o intuito da galera de 'Quatro amigas...' era criar um clima dinâmico em que a adrenalina dos acontecimentos desfilariam uma série de situações engraçadas que não parariam, pois supostamente iriam até a última cena do filme.

O que destoou um filme do outro foi que ao contrário de  'Se Beber não Case' as cenas não eram engraçadas, não tinham conexão uma com a outra, não eram verossímeis (mesmo para um filme de humor), e nem motivação dos personagens para acontecer. Logo virou um emaranhado de cenas grosseiras, tolas, desnecessárias e chatas.

Na entrada de uma boite de strip tease feminino. Porquê? Pra quê?

O filme se pareceu com  'Se Beber não Case'..... 2!

Como já dissemos o intuito do filme era ser um  'Se Beber não Case' feminino e de fato o filme se pareceu com ele, contudo com o  'Se Beber não Case' parte 2, pois ambos foram truculentos, grosseiros, desagradáveis e extremamente sem graça.

A começar. A ideia era de termos três mulheres bonitas e uma feia. Mas aonde alguém tirou que a esquisitíssima Lizzy Caplan (Gena) era bonita? E quem achou que Kirsten Durst (Regan) sabia fazer humor? A voz de Isla Fischer (Katie) é irritante assim mesmo ou era do personagem? E porque a gordinha Rebel Wilson (Becky), que deveria ser a protagonista, apareceu umas três ou quatro vezes só no filme?

Lizzy Caplan. Ela é bonita?

E, quer saber, as quatro amigas não eram sequer amigas, pois passaram mais da metade do filme vivendo situações isoladas uma da outra. Se em  'Se Beber não Case' o combustível para as loucuras dos caras eram comprimidos de ecstasy que eles consumiram sem saber (o que era grande parte da graça) em 'Quatro Amigas...' o aditivo era a boa e velha cocaína, consumida a exaustão e presente em grande parte do filme. Queria entender qual é a graça de ver três mulheres consumindo cocaína. E... Quer mais? Uma das cenas "engraçadas" era a overdose que uma delas tinha, fechada com a celebre frase "isso acontece toda semana". Mais grosseiro e de mal gosto impossível.

Os pares das garotas eram juntados por motivos frívolos e torpes. Um era traficante e o outro um ex namorado que engravidou a garota e a forçou a fazer um aborto. Kirsten Durst ficou sem par, apesar de transar com um cara num banheiro de boite de strip tease feminino (porque mulheres foram a uma boite de mulheres peladas?). No final toda a correria era por causa de um vestido de noiva rasgado e manchado que, após ser supostamente restaurado, continuou rasgado e manchado (num erro ridículo de continuidade) num último suspiro de tentar fazer humor. Ah não, engano-me. O último ato, terrível, de tentar fazer humor foi um cara propor um brinde aos noivos onde ele preferiu falar sobre como "o pênis dele se dava bem com a vagina da namorada" que ele dizia "amar", neste termos mesmo. 

O filme foi, disparado, o pior que vi neste ano e um dos piores que vi na vida. Não recomendo a absolutamente ninguém (talvez ao José Dirceu como punição, sei lá). Se você já viu e discorda da minha opinião eu gostaria muito que você comentasse abaixo, pois eu quero realmente enxergar alguma coisa de boa nessa porcaria, ops, digo, filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário