sábado, 8 de dezembro de 2012

FESTA DE SÃO BENEDITO: NESTE DOMINGO TEM CORTADA DO MASTRO


Acontece no domingo, dia 9, a Puxada do Mastro de São Benedito, com saída do bairro São Domingos, às 17 horas. Levado por juntas de bois enfeitadas, tendo a Banda de Congo Folclórico de São Benedito à frente, o cortejo segue pelas ruas de Serra Sede, em direção à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Outras bandas de congo também participam da festa. A Banda Estrelas dos Artistas fecha o cortejo.
A Puxada do Mastro é uma festa móvel, realizada no primeiro domingo após o 8 de dezembro, dia dos festejos da Padroeira Nossa Senhora da Conceição e faz parte do Ciclo Folclórico da Serra, que inclui também a Puxada, a Fincada e a Retirada do Mastro, que acontece no Domingo de Páscoa. Estas festas reúnem milhares de pessoas no município da Serra, sendo uma das maiores manifestações culturais e religiosas do Estado. A Festa de São Benedito está presente no calendário serrano desde 1836 e é comemorado no dia 26 de dezembro.

Origem -  A festa de São Benedito é uma festa de caráter pagão-religioso, que teve sua origem, segundo a tradição oral, no socorro providencial de São Benedito, quando certo navio que carregava escravos pela costa do Espírito Santo, naufragou. Ao se depararem com a morte, invocaram a proteção de São Benedito e de Deus, e graças às preces, conseguiram se salvar, abraçados ao mastro que se desprendeu do navio e assim foram levados até a praia.
Puxada e Fincada do Mastro -  No dia 26 de dezembro, pela manhã, Dia de São Benedito e feriado na Serra, o mastro é colocado em cima do navio, que será todo enfeitado com bandeirinhas. À tarde, às 17 horas, o navio é puxado novamente por uma corda, pelos devotos de São Benedito, pelas ruas principais da cidade da Serra. Depois o mastro será retirado do navio e fincado em frente à Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição. Os tambores das Bandas de Congo tocam mais alto, acompanhado de muitos “Vivas a São Benedito”, a Banda de Música Estrela dos Artistas toca o “VAPO”, uma melodia tradicional do povo serrano, autoria de Chico Riquinta.

Derrubada do Mastro -  A última etapa da Festa de São Benedito acontece no domingo de páscoa, quando é feita a derrubada do Mastro em frente à Igreja Matriz.  (Informações do site www.abcserra.org.br
No dia 25 de dezembro, após a procissão de São Benedito, fiéis vão até o bairro de Caçaroca (Avenida Jones do Santos Neves, Serra Sede) buscar o navio, que é uma réplica do navio negreiro feito em cima de um carro de boi, todo iluminado. O navio leva o nome de “Palermo” devido ao nome e homenagem à cidade onde São Benedito viveu seus últimos anos de vida, que era a Capital de Sicília, Itália. O navio é puxado por  uma corda, pelas ruas principais da cidade da Serra, pagando promessas. Sobre ele vão algumas crianças com vestes de marinheiro.

 09/12 – Cortada do Mastro de São Benedito

17h – Licença na igreja Matriz – Banda Congo Folclórico São Benedito
18h  - Saída da junta de Bois do Bairro São Domingos, passando no viaduto da BR 101, sentido Serra, Rua D. Pedro II (Prefeitura Velha) no sentido Av. Getúlio Vargas até o Colégio João Loyola. Retorna para a Prefeitura Velha e segue para av. Major Pissarra. Segue para a Praça João Miguel (Praça da Casa do Congo) sobre a Rua Floriano Peixoto curvando a frente e descendo para a Rua Cassiano Castelo . Segue para a Igreja Matriz e vai para o Bairro Caçaroca (Rua: Jones Santos Neves), descendo pela Rua Domingos Martins (rua do Cartório Eleitoral) terminando em frente à Padaria Don Doc.
Expectativa de Público: 15 mil pessoas e 500 cavaleiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário