quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

LIVROS QUE RESGATAM MEMÓRIA CAPIXABA SERÃO LANÇADOS HOJE NA FAFI

Divulgação
Alvino Gatti é tema de um dos livros

Lançamentos mantém a memória capixaba viva na literatura

Nesta quarta-feira, acontece o lançamento de quatro obras que resgatam a história do Espírito Santo

A memória da população capixaba é presenteada com quatro livros nesta quarta-feira, a partir das 19h, na Escola de Teatro e Dança Fafi, no Centro da Capital. "Escritos de Vitória, 28", "Lírico e Humanista – Alvino Gatti: Vida e Obra", "Método Confesso – Mendes Fradique: Vida e Obra" e "As Maravilhas da Penha" são os títulos.
"Em um convênio entre a Prefeitura de Vitória e a Academia Espírito-Santense de Letras (AEL), essas publicações serão doadas para as escolas do Estado. A nossa história está impressa nesses livros", afirma Francisco Aurélio Ribeiro, escritor, cronista e 1º tesoureiro da AEL.

Em "Escritos de Vitória, 28", o tema escolhido são os 461 anos da ilha, com textos de diferentes gêneros e participação de 33 escritores capixabas de nascimento ou aqueles que moram na cidade há tempos – e têm um carinho especial pela região. São crônicas, poemas, ensaios e contos.

Já "As Maravilhas da Penha", é uma reedição de 1888 com adaptação do português para os dias de hoje. "É muito interessante a história do Convento da Penha, é importante que os capixabas conheçam", diz Francisco. Na apresentação desse projeto, o secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro, ressalta a importância de se valorizar a literatura e a memória, "essencial para a consolidação de uma sociedade letrada e mais justa".

Os outros dois títulos lançados amanhã são da Coleção Roberto Almada, números 25 e 26, homenageando os escritores Mendes Fradique e Alvino Gatti. "Alvino foi um importante cronista dos anos 70 e 80, com textos marcados pelo lirismo e pelo humanismo. Já Mendes Fradique, criou o método confuso, que é o texto repleto de ironias", explica. (Julia Casotti)

Vá lá
Lançamento: nesta quarta-feira (19), a partir das 19h
Onde: Fafi, Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro de Vitória
Entrada gratuita.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário