terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O FIM DO MUNDO DO DIA 21/12 SEGUNDO OS ARTISTAS


Divulgação

Enquanto 21 de dezembro não chega, confira as obras inspiradas no fim do mundo

Lista de filmes, livros e músicas sobre o final dos tempos para você curtir até 21/12/12



Ó, céus! Segundo o calendário Maia, faltam apenas dez dias para o mundo acabar. O que fazer com o tempo que resta na Terra? Ou, pior, como proceder se, além das baratas, formos alguns dos poucos sobreviventes do apocalipse iminente?!

Tais questionamentos, que podem ou não virar piada – tudo depende da crença –, desde sempre servem como pano de fundo para obras de ficção que adoram brincar com o imaginário do espectador, leitor ou ouvinte.

Ao longo dos anos, cada época imaginava o seu "fim do mundo" e o retratava nas telas e nas páginas. A partir da década de 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial, o medo de um apocalipse nuclear assolava toda a humanidade – e isso durou até o final da Guerra Fria, em 1991. Nesse período, produções como "Dr. Fantástico" (1964), dirigida por Stanley Kubric, e "A Hora Final" (1959), de Stanley Kramer, mostravam de maneira bem diferente as suas versões.

A frenética comédia de Kubric trazia um general louco que inicia um ataque nuclear, enquanto a de seu xará Kramer tinha um foco mais dramático e contemplativo, ao mostrar os últimos dias do relacionamento entre um capitão da marinha dos Estados Unidos e uma bela australiana.

Nos últimos anos, o medo do cataclisma nuclear deu lugar ao aquecimento global e à "profecia" dos maias. O resultado foram filmes de gosto um tanto duvidoso, categoria na qual o cineasta Roland Emmerich se encaixa com perfeição. Após ensaiar o fim do mundo em "Independence Day" (1996), o realizador alemão voltou ao tema em "O Dia Depois de Amanhã" (2004) e "2012" (2009).

Após os equívocos de Emmerich, o fim do mundo voltou a ganhar ares mais respeitáveis em "Melancolia", do dinamarquês Lars Von Trier, e até na comédia dramática "Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo", de Lorene Scafaria. Veja nesta página alguns livros e filmes que valem a pena serem conferidos antes que o mundo acabe.

Cantarolando até o fim

Na música, assim como no cinema e na literatura, o fim do mundo já foi abordado diversas vezes, das mais diferentes formas. Talvez a mais conhecida sobre o tema, em "It's The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine)", do R.E.M,o vocalista Michael Stipe narra as etapas de um apocalipse.

No rock internacional, o fim dos tempos também já foi musicado por nomes como The Clash ("London Calling"), Bad Religion ("Fuck Armageddon... This is Hell"), Alkaline Trio ("Armageddon"), Elvis Costello ("Waiting for the End of the World"), Prince ("1999"), Bob Dylan ("Talkin' World War III Blues"), Europe ("The Final Countdown"), Smashing Pumpkins ("Doomsday Clock") e até U2 ("Seconds").

Por aqui, em "Apocalipse", o Rei Roberto Carlos encarna seu lado religioso mais uma vez para cantar que que só os fiéis terão lugar no paraíso quando tudo chegar ao fim. "Para quem seguir seus passos e o seu amor profundo, Ele virá trazendo a luz de um novo mundo".

Paulinho Moska, bem mais sóbrio que o Rei, indaga seus ouvintes sobre o que fazer a um dia do fim fo mundo. Manter a rotina ou realizar sonhos e assumir riscos? "Andava pelado na chuva. Corria no meio da rua. Entrava de roupa no mar".

O CPM 22, em "Um Minuto Para o Fim do Mundo" (que possui muito mais do que um minuto de duração), transforma os últimos dias em uma canção de amor. "E só de pensar em te perder por um segundo/ Eu sei que isso é o fim do mundo".


PARA VER

Dr. Fantástico
Stanley Kubric
Estrelado pelo saudoso Peter Sellers, o filme mostra um general que acredita que a União Soviética está sabotando o estoque de água dos EUA e resolve acabar com os "vermelhos" a todo custo.

Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo
Lorene Scafaria
Neste drama disfarçado de comédia, duas pessoas solitárias se encontram às vésperas da chegada de um metoro à Terra. 

Melancolia
Lars Von Trier
Com Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg, o filme mostra duas irmãs lidando de maneiras diferentes com a iminente colisão de outro planeta com a Terra.

Wall-E
Andrew Stanton
Em um futuro próximo, a Terra se tornou um grande depósito de lixo. O simpático robô Wall-E vive de maneira solitária até o dia que encontra o amor.

Procura-se um amigo para o fim do mundo - filme

Watchmen
Zack Synder
Baseado nas HQs de Alan Moore, o filme adapta a paranoia da Guerra Fria para uma história de heróis. Toma liberdades em relação ao material original, mas funciona.

PARA LER

O Livro do Fim do Mundo
Projeto colaborativo, que nasceu na internet, com a proposta de escrever um conto descrevendo sua última hora antes do fim do mundo. Mais de mil textos foram inscritos, e 34 deles entraram na versão impressa, lançada na semana passada.

O Guia do Mochileiro das Galáxias
Primeiro volume da série de ficção científica criada pelo inglês Douglas Adams, nasceu na rádio BBC e foi transformada em livros pelo autor. Na trama, a Terra é destruída para dar lugar a uma via interligando as galáxias.

A Estrada
Ganhador dos prêmios Pulitzer Prize e James Tait Black Memorial Prize, o romance de Cormac McCarthy narra a luta pela sobrevivência de pai e filho em um mundo devastado por uma catástrofe nuclear. Foi transformado em filme por John Hillcoat em 2009.

O Último Homem
Clássico de Mary Shelley publicado na Inglaterra em 1826, em três volumes, é considerado precursor da ficção pós-apocalíptica. O romance retrata o fim da civilização, após uma peste exterminar toda a população do planeta. Somente um homem sobrevive.

Dentes Negros
O romance do brasileiro André de Leones apresenta um futuro pós-apocalíptico no Brasil, onde uma doença misteriosa exterminou quase toda a população.

PARA OUVIR

Procura-se um amigo para o fim do mundo - filme

It's The End of The World As We Know It
R.E.M

London Calling
The Clash

O Que Você Faria?
Paulinho Moska

Seconds
U2

Skyfall
Adele

Apocalypse Please
Muse

Fonte: Texto do Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário