sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SERRA: VISITE A IGREJA DOS REIS MAGOS


O Monumento Igreja e Residência dos Reis Magos, em Nova Almeida, ficou fechado nesta sexta-feira (14), para a realização de uma dedetização, mas reabrirá no sábado (15) às 13h.  O procedimento é feito todos os finais de ano para eliminar os piolhos trazidos pelas andorinhas.

Construída por jesuítas e índios tupiniquins entre 1580 e 1615, ela é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio histórico nacional. O monumento recebe milhares de visitantes todos os anos.

A Igreja e Residência dos Reis Magos situa-se na parte alta de Nova Almeida, 40 metros acima do nível do mar. De suas janelas ou de seu mirante é possível ver todo o entorno da bela região, inclusive a foz do Rio Reis Magos. Além do prédio, existe um acervo com obras de artistas plásticos e objetos que contam a história do município e da cultura popular.

No altar da Igreja encontra-se um retábulo finalizado possivelmente em 1702. No centro do retábulo, pode-se ver o quadro "Adoração dos Reis Magos", considerada a primeira pintura a óleo sobre painel de madeira do Brasil e restaurada no final de 2011. A obra ilustra a passagem bíblica em que o menino Jesus, amparado pela Virgem Maria e por José, recebe presentes de Baltazar, Melchior e Gaspar, os três Reis Magos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário