segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

TOP 10 - OS 10 MELHORES FILMES DE 2012

Todo fim de ano temos as mesmas tarefas e, uma delas, é escolher os melhores do ano. Neste post escolheremos, com base nos gostos pessoais, e também do pessoal do Getro.com, Omelete, e AdoroCinema, os dez melhores filmes de 2012. A lista está bem eclética – de blockbusters a filmes cult – mas todos os longas-metragens trazem em comum o comprometimento radical de seus realizadores. 
 
 
10. Os Vingadores (The Avengers): Adaptação das HQs do supergrupo criado por Stan Lee na década de 1960, o filme que reúne o Homem de Ferro, Hulk, Capitão América, Thor, Gavião Arqueiro e a Viúva Negra é um sonho de “marvete” realizado. Apesar de seguir a fórmula tradicional dos blockbusters, é entretenimento de primeira que empolga também quem não está familiarizado com estes seres fantásticos oriundos dos gibis.

9. Ted (Idem): Primeiro trabalho de Seth MacFarlane para o cinema surpreende por manter o humor ácido característico das séries de TV que o tornaram famoso – são crias dele Uma Família da Pesada e American Dad. O personagem título é um ursinho de pelúcia inconsequente que fala palavrão, faz sexo (com humanas) e usa drogas o tempo todo. Comédia para adultos cheia de referências a cultura pop, irreverente e politicamente incorreta ao extremo, raridade nos dias de hoje.

8. Moonrise Kingdom (Idem): A história ambientada no verão de 1965, se passa numa fictícia ilha na costa da Nova Inglaterra onde dois apaixonados pré-adolescentes, elaboram um pragmático plano e decidem fugir para viver juntos na floresta. Quando a dupla desaparece, os habitantes da ilha se movimentam para encontrá-los. Dirigido por Wes Anderson, esta comédia de humor inteligente, repleta de personagens anticonvencionais e situações surreais, retrata o universo infantil de forma nostálgica e singela.

7. A Separação (Jodaeiye Nader az Simin): A princípio, o diretor Asghar Farhadi faz supor que seu filme trata apenas de um conflituoso processo de divórcio em um país tão conservador e restritivo como o Irã. Mas, ao apresentar dois personagens antagônicos, marido e mulher, com visões de mundo e necessidades completamente divergentes – ela quer sair do país e levar a filha, enquanto ele insiste em ficar em Teerã para cuidar do pai idoso e doente -, o longa se transforma numa poderosa reflexão sobre temas universais como família, religião e conduta.

6. As Aventuras de Pi (Life Of Pi): Mais do que um filme, esta obra esplendorosa do diretor taiwanês Ang Lee é uma intensa experiência cinematográfica que nos faz refletir sobre a vida. O personagem título é um jovem que fica a deriva no meio do Oceano Pacífico depois que o navio em que viajava com sua família naufraga. Dividindo com ele a minúscula embarcação, estão uma zebra, um orangotango, uma hiena e um arisco tigre de bengala. Além da estonteante fotografia, o longa consegue como poucos aplicar a tecnologia 3D de forma sensacional, adequando-a a linguagem visual empregada na obra.

5. O Artista (The Artist): Durante a transição do cinema mudo para o falado, superastro das telas (Jean Dujardin), amado pelos paparazzis e manchete constante nos jornais, vê sua carreira ruir por não conseguir se adaptar aos novos tempos. Grande vencedor do Oscar 2012, esta ousada produção franco-bélgica sem diálogos e filmada em preto-e-branco é uma singela homenagem à sétima arte. Bela e cativante, uma experiência rara, para ver e rever inúmeras vezes, capturando os detalhes de cada cena.

4. Argo (Idem): Baseado numa história verdadeira, o filme mostra o resgate “cinematográfico” de seis diplomatas norte-americanos do Irã no final dos anos 1970, depois que o Aiatolá Khomeini tomou o poder e uma revolução político-religiosa foi instalada no país. Terceiro filme de Ben Affleck como diretor, uma obra primorosa, intensa e instigante, que certamente estará entre os principais indicados ao Oscar 2013.

3. Febre do Rato: O título faz referência a uma expressão popular típica da cidade de Recife que designa alguém puto da vida. Esse alguém é Zizo (Irandhir Santos), poeta irônico e libertário, editor de um tabloide anarquista que gasta o seu tempo fumando maconha e trasando com barangas. O seu mundo vira de ponta cabeça quando conhece a bela Eneida (Nanda Costa), que resiste ao seu assédio e mexe com sua maneira de enxergar o mundo. Surpresa e incômodo se misturam neste longa nacional plasticamente perfeito, que fala de livre arbítrio e padronização de comportamentos.

2. Intocáveis (Les Intouchables): Bilionário aristocrata condenado a viver numa cadeira de rodas depois que um acidente o deixou tetraplégico decide contratar como enfermeiro um imigrante senegalês recém saído da prisão sem qualquer experiência no ofício. Uma belíssima e inusitada amizade dentre os dois floresce. Inspirado numa história verídica, um filme sensível e edificante que nos faz lembrar de algo constantemente esquecido: que a vida vale a pena, mesmo nos momentos em que se mostra áspera.

1. Holy Motors (Idem): Rara obra de arte do cinema atual, o filme do francês Leos Carax não foi feito para o espectador que se recusa abstrair. O objetivo do longa é desafiar os sentidos da plateia, seja na busca de um entendimento maior do todo ou na imersão total no conteúdo imagético. Na “trama” acompanhamos Monsieur Oscar (Denis Lavant, sensacional), um homem sombrio que “entra na pele” de várias personagens, desde uma pedinte idosa a uma figura curiosa que vive nos esgotos de Paris, conhecido como Merde. Em sua limousine branca, ele persegue a beleza e o motor da vida, as mulheres e os fantasmas da sua memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário