quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

TUDO SOBRE OS 100 ANOS DE GONZADA. TEM FESTA NA ESTAÇÃO PORTO HOJE EM SUA HOMENAGEM.

Divulgação


Rei do Baião: Brasil celebra cem anos de Gonzagão

Centenário é comemorado hoje com direito a festas, livros, discos, filme e show na Estação Porto que resgatam extensa obra do nordestino


O paraibano Chico César costumava dizer que Luiz Gonzaga do Nascimento, ou simplesmente, Luiz Gonzaga, "era um homem negro, do interior nordestino, cantando seu lugar no mundo." Conhecido como um guia dos artistas do Nordeste, o filho de Januário e Ana Batista foi o primeiro ídolo de Gilberto Gil, que chegou a declarar em entrevistas que não existiria como músico se não tivesse conhecido o trabalho do Rei do Baião.

"Dá para afirmar que Gonzaga revelou-se tropicalista antes do tropicalismo. Por um lado, ele se inseria profundamente na cultura brasileira. E, por outro, dialogava com os gêneros estrangeiros que aprendeu quando trabalhava em inferninhos. Era completamente antropofágico, percebe? Um artista on the road, que abriu caminho, pavimentou a estrada para uma porção de gente. Não à toa o som do acordeão aparece em vários hits atuais", opina Gil, em entrevista à revista "Bravo!" deste mês.

O vocalista do grupo capixaba Forró Comichão, Jales Neto, também concorda com a forte influência de Gonzaga. "Se não fosse ele e toda sua história, não existiriam os movimentos do forró pé-de-serra, universitário e o forró eletrônico, que estão bem forte no Nordeste. Fomos muito influenciados pela sanfona do Gonzagão no início de nossa banda, onde recolhemos muitas de suas canções", explica.

Centenário

O criador da histórica canção "Asa Branca", nascido em 13 de dezembro de 1912, em Exu, Pernambuco, completaria 100 anos nesta quinta-feira. Em comemoração ao seus centenário, homenagens marcaram 2012, entre lançamentos de livros, discos, filme, programas de TV, shows, exposições. Em fevereiro, a Unidos da Tijuca foi a campeã dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio com enredo em tributo a Gonzagão. No Estado, a MUG conquistou o segundo lugar com sua homenagem ao mestre. 

Uma das homenagens é o CD triplo "100 Anos de Gonzagão", lançado pela independente Lua Music – referência ao apelido do sanfoneiro –, com 50 regravações de canções do compositor, com intérpretes como Elba Ramalho, Filipe Catto, Dominguinhos, Vanguart, Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo e Zeca Baleiro.

A Sony Music, que detém o catálogo da RCA, pela qual Gonzagão lançou a maior parte de sua obra, também prepara uma reedição em 58 CDs com a obra integral do artista. E, entre os relançamentos, está o "Volta pra Curtir", o mais vendido da carreira do músico, gravado ao vivo em 1972. 

Além disso, a gravadora lançou o álbum "Baião de Dois", de duetos eletrônicos, póstumos, de Gonzagão com Fagner, Chico César, Jorge de Altinho e Ivete Sangalo. O CD já está à venda na loja virtual iTunes (smarturl.it/baiaodedois). 

No cinema, "Gonzaga – De Pai para Filho", do diretor Bruno Silveira, foi sucesso de bilheteria. O filme rendeu R$ 2,219 milhões e levou 182 mil pessoas ao cinema somente no fim de semana de estreia. 

História

Em 1930, o Rei do Baião deixou Pernambuco para morar em Fortaleza, no Ceará, onde serviu o Exército. Nove anos depois, o Rio de Janeiro se transformou em seu lar. Em 1941, começou a gravar, tornando populares em todo no país ritmos nordestinos como baião, forró e xote. 

Seu maior sucesso, "Asa Branca", foi lançado em 1947, hino da cultura nordestina. "Olha pro Céu", "Pagode Russo", "São João na Roça", "O Xote das Meninas", "Quero Chá" e "Forró No Escuro" ainda estão entre as mais tocadas no período de festas juninas e julinas.

Inspiração
"No centenário de Gonzagão, a emoção é muito grande. Ele sempre foi e sempre será extraordinário. A arte dele ninguém apaga"
Dominguinhos, cantor

"Para mim, o cantor e compositor Luiz Gonzaga era um mito mesmo em vida. Ninguém cantor o chão do Brasil como ele fez"
Fafá de Belém, cantora

"De Tom Jobim a Gilberto Gil, de Chico César a Odair José, em todo compositor brasileiro há algum vestígio de Gonzaga, que tem grande obra"
Zeca Baleiro, cantor

Confira:

Discos
Discos como "Gilberto Gil Canta Luiz Gonzaga" e o novo do Falamansa, "A Sanfona do Rei", com releituras de Gonzaga, são algumas das novidades lançadas neste ano.

Eventos
Show Homenagem 100 Anos de Gonzagão, com com Coletivo Lua Luiz. Hoje, a partir das 20h, na Estação Porto, Centro de Vitória. Entrada franca.

Festa "Pindorama Especial: Luiz Gonzaga", a partir das 21, no Celebration. Rua do Canal, Jardim da Penha, Vitória. Entrada: R$ 10.

Livros
"Gonzaguinha e Gonzagão: Uma História Brasileira", de Regina Echeverria" (2006), foi reeditado pela LeYa.

TV
O Canal Brasil apresenta sábado, às 19h, o show especial "Forró Eterno – 100 Anos de Luiz Gonzaga", com Nina Becker, Rômulo Fróes e Kiko Dinucci.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário