quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CRÍTICA DE 'O DIÁRIO DE SUZANA PARA NICOLAS'

Livros de romance, especialmente os escritos por Nicholas Sparks, tem sido um grande sucesso no Brasil. Além de Sparks, outras figuras como Coben, Roberts e Cabot tem produzido com grande sucesso. Contudo uma aposta certeira das editoras americanas é James Patterson. O autor, em pouco tempo de carreira, se tornou um fenômeno, com 230 milhões de livros vendidos (e traduzido em mais de 100 países). E é de um de seus maiores sucessos O Diário de Suzana Para Nicolas que analisaremos agora. Confira. 


Um romance diferente
Em meio a vários romances 'água com açúcar' Patterson se destaca por criar estórias surpreendentes

Esqueçam estórias de amor bobinhas e previsíveis, James Patterson tem se destacado exatamente por escrevê-las por um outro viés, fugindo do convencional e sem medo de desagradar leitores mais convencionais.

O Diário de Suzana para Nicolas não é ótimo, mas é bom, contudo ganha ar de imprescindível quando comparado a outros "romances românticos". Fica combinado, caro leitor, que "romance romântico" é um termo para designarmos aqueles livros que falam de romance, de amor, de casais... Tão típicos da turma de escritores citados no cabeçalho da matéria, ok?

Então, prosseguindo... O Diário se destaca por ser um livro de amor, um livro romântico, mas que não caí na previsível armadilha dos bons e velhos encontros e desencontros tão típicos, daqueles que você fatalmente verá em alguma novela da Globo, por exemplo.

O livro conta a estória de Katie, um editora que após descobrir que estava grávida, é abandonada pelo então namorado Matt. Como justificativa para o término, Matt deixa com Katie um diário, escrito por Suzana para Nicolas. Suzana é ex mulher de Matt e Nicolas filho deles. Após ler o diário Katie entende do porquê do término e parte em busca de recuperar seu grande amor.

James Patterson

Como dito, se você gosta de romances românticos, O Diário é leitura certa, principalmente se você está cansado de ler estórias tão parecidas e com finais pra lá de comuns. Prepare-se para uma trama bem feita, personagem verossímeis e reais, e um mocinho que tem que aprender com sua perda. Se você se deixar levar pela estória duvido que não irá chorar no final.

Atenção! Não é um livro bobinho! Não é um livro sobre beijos ou cenas bonitinhas de sexo! É um livro que mostra a vida de verdade e como ela pode ser dura às vezes. É um livro que fará emocionar e refletir. Mas é romântico ao mesmo tempo. Meio paradoxal né? Mas é porque o livro é assim. Prepare-se para um misto de alegria e ao mesmo tempo muita tristeza.  O Diário de Suzana para Nicolas te desperta isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário