terça-feira, 15 de janeiro de 2013

CRÍTICA - OSCAR E GLOBO DE OURO: INDICADOS, FAVORITOS E VENCEDORES

oscar

Coincidências entre duas maiores premiações é menor neste ano
'Argo' surpreende no Globo, mas não é favorito no Oscar

"Argo", de Ben Affleck, teve uma vitória que nenhum crítico de cinema previa. A produção de US$ 45 milhões dirigida e estrelada pelo ator de 40 anos conquistou o prêmio de Melhor Filme na categoria drama no momento em que Hollywood em peso esperava ouvir o nome "Lincoln". Contudo ao contrário do que ocorreu na cerimônia da HFPA, o filme do galã não figura entre os favoritos ao Oscar. Coincidências, disparidades, favoritos e vencedores, vejam agora tudo aqui na análise do Outros 300.


Melhor filme

'Argo' figura entre os nove que concorrem na categoria mais importante do Oscar, contudo passa longe de ser favorito. 'Lincoln' de Steven Spielberg é considerado quase barbada. Se considerarmos que para termos um bom filme é necessário termos um bom diretor, logo descartaremos o próprio 'Argo', além de 'Os Miseráveis', 'A Hora Mais Escura' e 'Django Livre' estão descartados, afinal seus diretores não estão concorrendo em suas categorias.

Por esta perspectiva, salvo uma grande zebra, 'Lincoln' levará o "careca dourado" pra casa. Em melhor filme o mais interessante foi perceber duas grandes surpresas entre os indicados: 'O Amor' e 'O Lado Bom da Vida'. 


Melhor diretor

A escolha de Ben Affleck (foto acima) foi bem mais além do que uma simples opção. Parece-nos que a HFPA quer se desvencilhar de ser uma espécie de "prévia do Oscar", por isso de tão surpreendente resultado. Não que Affleck não merecesse, longe disso, mas a escolha exatamente do único diretor não indicado ao Oscar que causou comoção por sua ausência é, no mínimo, suspeita.

Além do diretor de 'Argo', Quentin Tarantino também fará falta. Mesmo, segundo críticos, ter feito excelente trabalho em 'Django Livre' o firme diretor não concorrerá desta vez. Com isso o caminho parece aberta a Steven Spielberg vencer pela terceira vez.


Melhor Ator

O 'Se Beber Não Case' Bradley Cooper é a grande surpresa entre os indicados e é uma imensa zebra. O bonitão irá dividir os holofotes dos belos com Hugh Jackman que está concorrendo por 'Os Miseráveis'. A indicação de Jackman parece ser uma retratação pela não indicação por 'X-Men Origens: Wolverine' em Hugh estava até melhor. Delzen Washington, segundo analistas, também corre muito por fora.

Com isso a briga fica entre Joaquin Phoenix (foto acima) por 'O Mestre' e o excepcional Daniel Day Lewis por 'Lincoln'. Esta promete ser uma das disputas mais duras, contudo Lewis leva ligeiro favoritismo, comprovado por sua vitória no Globo de Ouro.


Melhor Atriz

9 ou 85? Está entre uma atriz mirim e uma super veterana a principal indicação a melhor atriz. Quvenzhané Wallis (foto acima) a batalhadora menina de rua em  'Indomável Sonhadora' e Emanuelle Riva (foto abaixo) por 'Amor' são as concorrentes mais fortes.



Mesmo tendo vencido no Globo de Ouro, Jessica Chastain de 'A Hora Mais Escura' corre por fora. Naomi Watts por 'O Impossível' e Jennifer Lawrence de 'O Lado Bom da Vida' são consideradas zebras.

Ator e Atriz Coadjuvante

Alan Arkin de 'Argo', Philip Seymour Hoffman de 'O Mestre', Tommy Lee Jones (foto abaixo) de 'Lincoln', Christoph Waltz de 'Django Livre' e Robert De Niro de 'O Lado Bom da Vida', todos já ganharam o Oscar. Logo podemos cravar que aqui não há favoritos, apesar de Waltz ter vencido o Globo de Ouro, Lee Jones ter sido considerado melhor do que Day Lewis em 'Lincoln', segundo os críticos e por De Niro, bem, ser De Niro.


Anne Hathaway brilha absoluta para ser a melhor atriz coadjuvante por 'Os Miseráveis'. A bela atriz venceu o Globo de Ouro e é considerada barbada pelos críticos.

Injustiçados

Ben Affleck e Quentin Tarantino como diretores, 'O Hobbit' e 'Batman' pelas poucas indicações, e o fenômeno francês 'Os Miseráveis' (Não confundir com o filme de Tom Hooper) para filme estrangeiro foram as ausências mais sentidas, entrando para o já imenso e famoso rol dos injustiçados do Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário