quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

DO ACESSO A CULTURA EM CIDADES DO INTERIOR



A cultura é variada, múltipla, belíssima em todas as suas representações.  É a manifestação da capacidade criadora do homem. É um direito de todos. Mas o acesso aos bens culturais é restrito aos grandes centros urbanos, sendo assim existe uma carência limitadora da humanização em cidades do interior, o que é uma lástima.
Ora, cidades pequenas e isoladas não tem cinema, não prosperam locadoras (devido à pirataria, ainda que criminosa e lamentável, consiste em ser uma das poucas maneiras de acesso a cultura), os museus geralmente transpõe uma história bajuladora de grandes famílias, ignorando a verdadeira história da população local, faltam teatros, boas bibliotecas, orquestras sinfônicas, balé... todos esses itens deveriam fazer parte da vida humana, democraticamente, pois são fundamentais no processo de humanização, mas raramente se encontram em cidades menores.

Neste contexto, prosperam a cultura de massas, da mídia aberta, que manipula, agride, molda comportamentos, com personagens caricatos como do sertanejo e do gaúcho, para citar exemplos, que massacram a cultura local, criando uma cultura alienante, propagando um modo de vida, baseado na padronização, na moda.
Unindo-se a este contexto dos pequenos municípios, especialmente os de economia agrária, temoso descaso do poder público com a educação, também direito de todos, cuja qualidade ainda é privilégio de alguns. Com escolas públicas sucateadas e falta de acesso a outras manifestações culturais, que a mídia brasileira não divulga, não é de se estranhar um povo que pouco conhece, que tem preconceito, que é fácil de manipular, que aceita a corrupção de seus governos passivamente.
Pode-se, contrapor este texto, colocando em voga a ideia da internet como tecnologia de comunicação e informação que democratiza o acesso amanifestações culturais de todos os tipos, porém se você pensa assim e estiver lendo este texto, lembre-se que você faz parte de um seleto grupo de privilegiados.

(Texto de Veridiana Rosa – Chiapetta - RS)





Veridiana Rosa é licenciada em História pela UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA e leciona em escolas estaduais do RGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário