quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

É DIA DO QUADRINHO NACIONAL!



Em 1984, a Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas de São Pauloelegeu o dia 30 de janeiro como o Dia do Quadrinho Nacional. A data não foi escolhida por acaso. Ela marca a publicação de As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte em 1869, considerada a primeira história em quadrinhos publicada no Brasil, que era desenhada por Angelo Agostini.

“Para muitos pesquisadores, este artista italiano, radicado no Brasil desde 1861, foi o criador do que se poderia chamar de os primeiros “quadrinhos” brasileiros. Em 1869, na revista Vida Fluminense, foram desenhados os primeiros capítulos de As aventuras de Nhô-Quim. Essas histórias, de longa duração, lembravam o padrão europeu da “narrativa figurada”, sem balões e com textos ao pé de cada quadrinho. A data inicial da publicação de Nhô-Quim, 30 de janeiro, é hoje comemorada como o Dia do Quadrinho Nacional, e ‘Angelo Agostini’ passou a ser o nome de um troféu concedido anualmente aos destaques das HQs” (Enciclopédia dos Quadrinhos, de Goida e André Kleinert, verbete “Angelo Agostini” p. 23)

Veja aqui alguns eventos que acontecem em homenagem a este dia:

SALVADOR (BA)
 
Exposição de caricaturas em barro do artista Valtério. Mostras de álbuns e revistas brasileiras. Sala de chat. Show Musical. Homenagens a Angelo Agostini, José Carlos Capinan, Lage, Joaci Goes. 30 de janeiro, das 19h às 21h, na Biblioteca Central da UFBA, PAF Ondina – Salvador/BA.

RIO GRANDE (RS)
 
Palestra sobre quadrinhos de ficção científica. Apresentação de vídeos baseados em quadrinhos e conversa sobre grafite e quadrinhos. 31 de janeiro, a partir das 20h no Centro de Produção, Promoção e Formação em Arte e Cultural ArtEstação, Av. Rio Grande, Balneário Cassino, Rio Grande/RS

MACAPÁ (AP)
 
II Encontro Amapaense de Histórias em Quadrinhos.  Curso de animação 3D, Curso de desenho, curso de Stop Motion, palestras. De 30 de janeiro a 2 de fevereiro no Museu da Imagem e do Som do Amapá, 2º piso do Teatro das Bacabeiras. De R$ 5,00 a R$ 10,00.

BELO HORIZONTE (MG)
 
30 de janeiro, quarta-feira às 16 horas acontece a abertura da Exposição “MONSTROS DO ROCK”, de Paulo Barbosa. Dia 2 de fevereiro, exibições de documentários e palestras.  No Centro Cultural Lagoa do Nado (CCLN)
Entrada franca, sujeita a lotação.

UBERLÂNDIA (SP)
 
Oficina gratuita de ilustrações e histórias em quadrinhos (HQ) para crianças entre 8 e 15 anos. As atividades serão ministradas nos dias 30 e 31 de janeiro, das 14h às 17h30. Na Biblioteca Municipal de Uberlândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário