segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

HOJE É DIA DE MARTIN LUTHER KING



Hoje, 21 de janeiro, os EUA está comemorando o Martin Luther King Jr. Day. Desde 1983, ficou decidido que toda terceira segunda-feira de janeiro seria feriado nacional em homenagem ao homem que pregou a não-violência e foi o principal porta-voz do movimento dos direitos civis dos negros. A data foi escolhida por ser próxima ao dia do nascimento de King, 25 de janeiro.
Este ano, o Martin Luther King Jr. Day coincide com o dia em que se festeja o início do segundo mandato de Barack Obama. Infelizmente, King não viveu o suficiente para ver um negro como presidente dos EUA. Mas, com certeza, sua luta pela igualdade de direitos civis ajudou a fazer com que esse dia chegasse.
Em setembro deste ano, a Série Biografias L&PM vai lançar “Martin Luther King”, livro de Alain Foix que conta a vida deste pensador, poeta e discípulo de Gandhi que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964 e morreu assassinado em 4 de abril de 1968.

Ademais, muitos artistas fizeram homenagens a Martin Luther King.  O Outros 300 escolheu a canção “Let ‘em in”, de Paul McCartney, que cita o nome de King em sua ótima letra:

“Deixe-os entrar

Alguém bate à porta
Alguém toca a campainha
Alguém bate à porta
Alguém toca a campainha

Faça o favor,
Abra a porta e deixe-os entrar

A irmã Suzie, o irmão John,
Martin Luther, Phil e Don,
O irmão Michael, a tia Gin,
Abra a porta e deixe-os entrar...”


Nenhum comentário:

Postar um comentário