quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

LILAC – ROMANCE NACIONAL PRONTO PARA O MUNDO



Lilac, primeiro livro da capixaba Deise Muller, surpreende pela qualidade e veracidade da história apresentada. Nem parece uma estreia! O livro, excelente, é do nível dos melhores romances norte americanos do gênero.  Deise Muller tem um caminho muito interessante a trilhar e Lilac promete ser uma das séries de maiores sucesso escrito por autores brasileiros. Será que estamos presenciando o nascimento de uma Anne Rice brasileira? Confira mais sobre Lilac e Deise Muller na critica do Outros 300.

Não fosse pela orelha do livro e por tê-la visto pessoalmente, diria que Lilac foi escrito por alguma autora norte americana experiente e não por uma jovem capixaba (residente em Curitiba).

Até porque a estória do livro é ambientada nos EUA, em grande parte para manter o “clima” de livros similares, e seus personagens em nada lembram a nossa realidade social e cultural. Vejo isso até que com certa alegria, uma vez que uma geração de leitores foram criados e estão acostumados à tramas que ocorrem na América do Norte, com nomes, personagens, costumes e modos de lá. Neste aspecto, inclusive, Deise Muller foi impecável!

Admito que seria esquisito ver um livro de literatura fantástica com personagens de nome João e Teresa, que teriam de descobrir onde encontrar a vilã Maria, num castelo no interior de São Paulo, por exemplo. Daí a apresentação da história ser em Denver, a personagem principal se chamar Megan e a vilã Lilith ser totalmente aceitável, aliás, diria mais, imprescindível.

Deise Muller. Estreia em altíssimo nível.

Lilac é um livro de literatura fantástica que une elementos sobrenaturais a uma típica história de amor. Nele Megan, uma jovem americana comum, se descobre como uma poderosa feiticeira. Para fugir de um mal feitor anônimo ela conta com a ajuda de Craft, um misterioso e belo rapaz que guarda um grande segredo. Megan e Craft, posteriormente descoberto como o rei de um poderoso clã, se apaixonam, contudo tem de enfrentar este mal feitor que, por fim, porá o amor de ambos à prova. 

Com muita ação o livro prende o leitor em uma trama bem costurada e adulta, onde cenas de sexo e forte violência são relatadas sem medo. Conseguir construir uma história de bruxas e feiticeiras numa atmosfera moderna e sem pieguismos foi, sem dúvida, um grande mérito de Muller. Por sua engenhosidade muitas vezes me peguei comparando-a a outro grande nome dos livros de literatura fantástica: Anne Rice.

Lilac é o primeiro livro da série e promete ser mais um grande sucesso do gênero. Com certeza Deise Muller marcou seu nome no rol de grandes promessas para a literatura nacional.

Se você gosta de livros em série, e de romances sobrenaturais, Lilac é, sem dúvida, uma grande pedida. Que a saga de Megan, Craft, Delion, Helen e Cia continue por muito tempo... 

5 comentários:

  1. Eu soou supeita pra falar, mais adoro esse livro e estou super ansiosa pela continuação, e a Deise, mesmo conhecendo-a somente pela internet (ainda) é um amor de pessoa...

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos!
    Sandro... o que dizer?
    Muito obrigada pelo artigo maravilhoso! Você não pode sequer imaginar a injeção de ânimo que ele foi. Receber feedbacks tão positivos dos meus leitores é um sonho realizado.
    Livro no topo dos mais vendidos não significa nada. Isso é mérito do marqueteiro. Agora opiniões de pessoas capazes, inteligentes e profissionais como vc... isso sim é o que todo escritor realmente deseja.

    Fiquei emocionada com a comparação com Anne Rice, um exemplo de autora!

    Prometo fazer de tudo para merecer essa confiança em todos os livros da série. Silver, a continuação de Lilac, PRECISA de um artigo tão bom assim novamente ^^

    Um beijo enorme para vc e todos os seus leitores. Nos vemos logo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Deise 0/... Seu trabalho realmente merece ser conhecido!! Adorei seu livro não perde nada para os estrangeiros! Espero que divulguem e falem + dele, pois assim mais e mais pessoas iram conhecer Lilac.

    ResponderExcluir
  4. Olá Deise
    Fiquei feliz que tenha gostado.
    Quem dera que todos os livros deste gênero fossem tão maduros e bem escritos como o seu.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Deise o seu livro é ótimo, adorei, quero continuação. Pq fiquei com o quero mais.

    ResponderExcluir