quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

MUSICAL EM CARTAZ NESTE FIM DE SEMANA NO CARLOS GOMES

Se você, assim como eu, estava com saudades do Teatro Carlos Gomes e suas grandes peças de teatro pode se preparar. Pois ela está de volta e em grande estilo! O musical 'Meu lugar: Meu Umbigo no Centro do Mundo' reabre os trabalhos de nosso principal palco de arte a partir deste sábado. Saiba mais sobre a peça e confira o cronograma de eventos do teatro no ano.

Gabriel Lordêllo/A Gazeta


Peça 'Meu Lugar: Meu Umbigo no Centro do Mundo' em cartaz no Teatro Carlos Gomes

Dança, teatro e música para abordar as conexões de cada um com o mundo


"A coreografia que preparo para os musicais é minha, mas parte de um conceito estabelecido. Já nesse espetáculo começamos a página do zero, de um tema abstrato que é o pertencimento, as conexões, o nosso lugar no mundo. Acho que o desafio é ainda maior." A opinião é da coreógrafa e dançarina carioca Sueli Guerra, à frente de grandes espetáculos, como "Tim Maia - Vale Tudo", sobre sua nova empreitada no Estado com a peça da Cia. capixaba EluzArtes, "Meu Lugar: Meu Umbigo no Centro do Mundo."

O projeto é resultado do edital de Residência em Dança da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e será apresentado por cinco dançarinas pela primeira vez neste sábado, às 20h, no Teatro Carlos Gomes, no centro de Vitória. "O trabalho mescla dança, teatro, música original. São diferentes linguagens artísticas no palco. A expectativa é a melhor possível para ver o nosso filho de perto", comenta a diretora e intérprete da Cia., Eluza Maria Santos.

Eluza explica que o projeto que dá origem à peça começou em 2011, denominado "Umbílicos". "Ele é algo mais amplo. Queria falar de centralidade, conexões, rupturas, o pertencimento e também o não pertencer, o que te conecta e o que desconecta. Após ser contemplada com o edital, resolvi chamar a Sueli depois de assistir a pela ‘Pequenas Peças’, da companhia dela chamada Ideia. Ela topou e fiquei super feliz."

Sueli lembra que com cinco meses conseguiu terminar de montar as coereografias e finalizar os ensaios. "A criação é resultado de um trabalho colaborativo e bastante autoral". 

"Dentro do projeto ‘Umbílico’ abri a janela da criação. Cada uma das intérpretes foi estimulada a dizer o pertencimento delas no mundo, suas conexões. Há quem fale que o ‘meu lugar são as pessoas’ ou que ‘o pesadelo sou eu’. Acho que a riqueza do espetáculo está nisso, porque as ideias vieram de pessoas com idades, experiências e personalidades completamente diferentes. E o resultado final é incrível por causa dessas individualidades", afirma Sueli.

Peça da Mostra residência
Peça: "Meu lugar: Meu Umbigo no Centro do Mundo"
Quando: Sábado (26), às 20h
Local: Teatro Carlos Gomes (Praça Costa Pereira, Centro, Vitória) 
Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia). Bilheteria: venda de ingressos no dia de cada espetáculo

Mostra

Para começar o ano, a programação do teatro dá as boas-vindas ao público com a "Mostra Residência", que começa amanhã e vai até domingo. A montagem do grupo paulista Cia. da Revista, "Cabeça de Papelão", é a primeira a ser exibida, às 20h. Já na sexta, é a vez da peça "Pé de Que Tem", do Circo Teatro Capixaba, às 18h, e da apresentação "Contemporaneidade em Dança de Rua", da Cia. Vitória Street, às 20h. 

Mostra Residência:

Quarta-feira (23): Às 20h, "Cabeça de Papelão", da Cia da Revista.
Sexta-feira (25): Às 18h, "Pé de Que Tem", da Cia. Circo Teatro Capixaba, e às 20h, "Contemporaneidade em Dança de Rua", da Companhia Vitória Street.
Sábado (26): Às 20h, "Meu Lugar: Meu Umbigo no Centro do Mundo", da EluzArtes.
Domingo (27): Às 17h e às 20h, "Credores", da Boyásha.


Divulgação

Espetáculos premiados sobem ao palco do Carlos Gomes em 2013

Peças com Regina Duarte, Cissa Guimarães, Leopoldo Pacheco entre outros atores globais estarão em cartaz neste ano. Temporada de peças começa nesta quarta-feira (23)


A temporada de espetáculos previstos para 2013 no Theatro Carlos Gomes vem acompanhada de nomes de sucesso nos palcos brasileiros. Ainda sem programação específica de peças capixabas, o clássico espaço no Centro de Vitória, em contrapartida, recebe famosas encenações, principalmente do eixo Rio-São Paulo, ainda sem datas definidas.

Confira algumas peças que vem por aí:
Camille e Rodin (SP)
Eleito pela revista "Veja" como um dos melhores espetáculos deste ano, a peça traz os atores Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore (foto acima) e narra o relacionamento conturbado dos escultores Auguste Rodin e Camille Claudel.

Divulgação


Tarja Preta (RJ)

Comédia da roteirista Adriana Falcão ("A Grande Família", "Se Eu Fosse Você"), também indicada como um dos melhores espetáculos de 2012.

Tudo Que Eu Queria Te Dizer (RJ)

Baseada no livro de Martha Medeiros, a peça é um monólogo com atriz Ana Beatriz Nogueira (no topo, à direita) que aborda as relações humanas. 

Foto: Divulgação
Divulgação
Giuseppe Oristanio e Cissa Guimarães, em 'Doidas e Santas'
Doidas e Santas (RJ) 
Com produção e atuação de Cissa Guimarães, a peça é livremente inspirada nas obras de Martha Medeiros. Giuseppe Oristanio e Josie Antello também estão no elenco.

Raimunda, Raimunda (RJ)

Em comemoração aos 50 anos de carreira, Regina Duarte dirige e atua neste espetáculo. A trama narra a história de uma cearense que decide ir para o Rio de Janeiro em busca do sonho de ser enfermeira.


Penélope (SP)

Espetáculo infantil com a atriz Ângela Dip. No palco, o público irá reencontrar a personagem que fez parte da série televisiva "Castelo Rá-Tim-Bum", a repórter Penélope.
Festival Internacional de Improvisação (MG)
O programa inclui os clássicos jogos de improvisação que vêm ganhando numerosos adeptos no teatro, na televisão e na internet. 

Novela Brasil (RJ) 

Os atores Rodrigo Fagundes e Wendell Bendelack fazem o público gargalhar com paródias de personagens populares das novelas brasileiras.

São Paulo Cia. de Dança (SP)

Sob a direção da capixaba Inês Bogéa, o grupo foi criado em 2008 e tem arrematado diversos prêmios graças à qualidade técnica dos seus bailarinos.
A Volta ao Mundo em 80 Dias (SP)
Peça infantil feita a partir da adaptação do texto do Júlio Verne pela Cia. Le Plat du Jour. A montagem faz uso de câmeras conferindo um caráter multídia ao texto.

Órfãos (SP) 
Comédia eleita a melhor peça adulta do 16º Cultura Inglesa Festival. No elenco, Isabella Lemos, Marcelo Pacífico, Renaldo Taunay e Antonio Haddad Aguerre.

Arte (RJ)

Elogiada comédia de 2012, escrita pela premiada autora francesa Yasmina Reza (mesma autora da peça "Deus da Carnificina", que virou filme de Roman Polanski). O elenco conta com os atores Vladimir Britchta, Marcelo Flores e Claudio Gabriel. 

O Olho Azul da Falecida (RJ)

Estrelada por Marco Pigossi (O Juvenal de "Gabriela"), a peça gira em torno da história de Hal, que, mesmo tendo recebido uma criação extremamente religiosa, decide roubar um banco no dia da morte da mãe.

A Primeira Vista (RJ)

Com as atrizes Drica Moraes e Mariana Lima (foto abaixo), a peça promete comover e fazer rir. Foi considerada uma das dez melhores peças de 2012.
Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário