quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SAÍ A HQ ESPECIFICA DO 'GAVIÃO ARQUEIRO'. CONFIRA.

Personagem que ficou mais conhecido após participar do filme 'Os Vingadores', o 'Gavião Arqueiro' finalmente ganhará a sua edição singular nas bancas. A HQ com todas as aventuras do personagem perito em arco e flecha já saiu nos EUA e chega ao Brasil prometendo agitar e chamar a atenção para os fãs.

Hawkeye #1

Merecia uma trama só para si
'Gavião Arqueiro' ganha roteiro semelhante a filmes e Quentin Tarantino

Quando você abre as edições das HQ's de 'Gavião Arqueiro' (Hawkeye) as frases abaixo sempre estão lá presentes. Seja para apresentar o personagem, ou seja para dar um tom irônico (critica à forma com Hawkeye foi apresentado em 'Os Viangadores').

"Clint Barton, a.k.a. Gavião Arqueiro, tornou-se o maior perito em arco e flecha que o mundo já viu. Aí ele entrou nos Vingadores.
Isso é o que ele faz quando não está nos Vingadores."

Ironias a parte, a verdade é que, para a série finalmente startar, o Gavião de Jeremy Renner  (foto abaixo) no filme foi de valorosa importância para que finalmente os fãs deste personagem tivessem uma HQ decente dele.


Para isso a Marvel conseguiu dois autores de primeiro escalão para comandar a revista: o roteirista Matt Fraction, que já passou por X-Men, segurou Homem de Ferro e Thor quando estes estavam no cinema e atualmente também está no Quarteto Fantástico (fora ter carreira de quadrinhos autorais, como Casanova); e o desenhista espanhol David Aja, que fez poucas mas invejáveis páginas na editora, principalmente na série do Punho de Ferro.

Tanto Fraction quanto Aja optaram pelo caminho da virtuose. Fraction pega tramas simples - Gavião tem que salvar vizinhos de gangue russa, fita que mostra Gavião assassinando terrorista vai ser leiloada entre super criminosos, Gavião salva garota bonita de bando de matadores - e complica seu próprio trabalho contando elas de forma não-linear e recheando de diálogos hipsterzinhos.

hawkeye

Aja, por sua vez, vai de páginas com vinte quadros, diagramas explicativos em desenho técnico, referências a Mazzucchelli e Crepax. Duas sacadas hilárias circularam bastante pela internet: a página em que o Gavião nu tem suas partes censuradas pela sua fuça clássica e outra em que os personagens caem na perspectiva isométrica de Double Dragon. 

A HQ é ótima! Um gibi verdadeiramente tarantinesco (no abuso das referências, no texto, na montagem bem sacada), que fala tanto com leitores novos quanto antigos, e diferente de tudo que a Marvel tem colocado no mercado. Já dá para começar em apostar em pilhas de troféus no Eisner - como aconteceu com Demolidor em 2012 (por sinal, Hawkeye é supervisionada pelo mesmo editor, Steve Wacker). Diante da tendência de lugar-comum que assola a imensa maioria de quadrinhos de super-herói, realmente merece.

hawkeye

As seis primeiras edições serão reunidas numa coletânea em março - obrigatória para quem ainda não leu nada.

Fontes: Omelete, mundo dos HQ's, e novidades Arthur Vaille

Nenhum comentário:

Postar um comentário