quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

TUDO EM CULTURA

'Tudo em Cultura' o seu mix de notícias culturais do estado vem recheado de atrações hoje. Temos duas exposições homenageado o centenário do grande Rubem Braga, além de exposições em Vila Velha e os preparativos para o carnaval de rua de Viana. Confira esta e outras atrações aqui.




Exposição interativa comemora centenário de Rubem Braga

Vitória será a primeira capital brasileira a receber a exposição "Rubem Braga - O Fazendeiro do Ar", que vai mostrar para os visitantes a grandiosidade de um dos filhos mais respeitados das terras capixabas. A mostra ficará em cartaz de 28 de janeiro a 05 de maio, no Palácio Anchieta e marcará as atividades do centenário do cachoeirense que transformou a crônica em literatura, cultuada pelos mais importantes intelectuais brasileiros de sua época. Depois de Vitória, a exposição seguirá para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.


Exposição de livros marca comemoração do centenário de Rubem Braga

Até o próximo dia 28 de fevereiro está aberta uma exposição em homenagem ao grande cronista capixaba Rubem Braga (1913-1990) na Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPES). Neste ano, é comemorado o centenário de nascimento do autor e a mostra reúne as suas obras clássicas - algumas delas em diferentes edições - além de antologias, coletâneas e obras de divulgação.

Festa de São Sebastião

Festa tradicional homenageia São Sebastião em Cariacica Sede

Já virou uma tradição os festejos, missas e procissões nesta época do ano para homenagear São Sebastião. A festa é uma das principais da cidade, junto à festa de São João - padroeiro da cidade - e Carnaval de Congo de Roda Dágua. As comemorações começam nesta quinta-feira, 17, e seguem até o próximo domingo, 20, com programação ao longo do dia e show de encerramento.



Última semana para se inscrever no primeiro festival de cinema online do ES

Primeira mostra competitiva do cinema capixaba realizada totalmente pela Internet, o Festival Panela Audiovisual (FPA) irá premiar os melhores vídeos em cinco categorias diferentes: documentário, ficção, videoarte, animação e videoclipe. Poderão concorrer filmes de curta, média e longa metragem por empresas ou produtores capixabas, finalizados em qualquer ano. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20 de janeiro pelo site www.panela.tv .


Casa do Congo e Museu abrem até às 13h dia 31

Na próxima segunda-feira (31), a Casa do Congo “Mestre Antonio Rosa” e o Museu Histórico da Serra funcionarão somente na parte da manhã, das 8 às 13 horas. Atualmente, a Casa do Congo está com a exposição “Congos de São Benedito”, feita em homenagem aos 30 anos de formação da Banda de Congo Konshaça. No Museu Histórico há a exposição documental e fotográfica em homenagem à família Leão Castello, que participou ativamente da vida política, social e econômica da cidade da Serra. Maria Grata Leão Castello e João Dalmácio Castello tiveram 12 filhos, entre eles Judith Leão Castello e Rômulo Leão Castello, que se destacaram no município e no Estado. Em 1947, Judith foi a única mulher a tomar posse na cadeira de Deputada Estadual do Espírito Santo. Já Rômulo foi eleito prefeito da Serra.



Janeiro repleto de oficinas culturais em Carapebus

O mês de janeiro tem tudo para ser o mês da cultura no bairro Praia de Carapebus. Entre os dias 14 e 23 será realizada asegunda edição do Projeto Entrelinhas, apoiado pela Lei Chico Prego, da secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), da Prefeitura da Serra. O evento será realizado na Praça Menina, das 9 às 17 horas, e vai reunir professores, artistas plásticos e contadores de histórias, que vão oferecer para a comunidade oficinas teóricas e práticas que abordam temas como produção e recepção da música popular brasileira, contação de histórias, mosaico cidadão, história e memória da comunidade da praia de Carapebus, entre outros.



Exposição no Memorial da Paz reúne obras de seis artistas capixabas

Está aberta no Memorial da Paz, na Enseada do Suá, a exposição“ Casa Porto: de chegada e de partida”. São 20 obras produzidas por seis artistas que fizeram estágios na Casa Porto das Artes Plásticas, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura (Semc). O conjunto reúne trabalhos em pintura, gravura, desenho, colagem e técnica mista. A mostra fica aberta ao público até dia 3 de março de 2012, diariamente, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita.


Uma viagem ao passado de Homero Massena

Vila Velha é uma cidade que respira história. São suas igrejas antigas e monumentos que entre suas paredes guardam um pouco do passado vila-velhense, ou o Morro da Penha, com suas lendas religiosas. E para quem quer conhecer a história canela-verde, vale a pena fazer uma visita em uma pequena casa de esquina, na Quadra 148, nº 175, no Parque da Prainha. Foi lá que por 23 anos, viveu o artista Homero Massena. O local é aberto ao público de segunda a sexta de 8 às 17 horas.


Bloco ‘Pinto no Lixo’ promete muita animação no Carnaviana 2013

A ideia de montar um bloco começou durante uma conversa comum entre cinco amigos, em uma Praça de Viana. O que antes fazia parte somente da imaginação, tornou-se uma das atrações mais animadas e procuradas no carnaval do município. Charlis, Felipe, Max Suel, Waguinho e Paloma usaram o apelido de um dos integrantes e fizeram deste o nome do bloco ‘Pinto no Lixo’, que arrastou vários foliões em 2012, primeiro ano que saiu pelas ruas da cidade. A brincadeira atraiu o público que, imediatamente, começou a procurar o grupo para adquirir os abadás. “O bloco Pinto no Lixo saiu ano passado pela primeira vez e foi muito bem recebido por os todos moradores de Viana. Tivemos que mandar confeccionar mais camisas porque a procura foi grande. Estamos muito animados e ansiosos para o Carnaviana deste ano, o Pinto no Lixo será um sucesso novamente”, enfatiza Paloma, integrante do bloco. As vendas das camisas começam a partir da próxima sexta-feira (18). O abadá sem direito a bebida fica no valor de R$ 20 e, com bebida, R$ 30. Para quem tiver interesse em adquirir, basta entrar em contato com o bloco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário