terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

BLACK SABBATH: TONY IOMMI COMPLETA 65 ANOS



Músico do Black Sabbath, que foi considerado o 25º melhor guitarrista de todos os tempos, completa 65 anos

Tony Iommi (19 de fevereiro de 1948 em Birmingham, Inglaterra, Reino Unido, filho de imigrantes italianos) é um guitarrista britânico, membro da banda Black Sabbath e do projeto Heaven & Hell com o vocalista Dio.


Iommi é conhecido principalmente por seus riffs vigorosos e pesados e por basear a maioria dos seus solos em Pentatônica menor. Começou a se interessar por música na adolescência, quando tomou algumas aulas de piano, mas logo perdeu o interesse pelo instrumento e decidiu aprender guitarra. Segundo ele, o grupo que mais o inspirou foi a banda de Hank Marvin The Shadows.


A trajetória musical de Iommi ameaçou terminar logo na juventude, em detrimento a um acidente de trabalho. O fato ocorreu na fábrica onde trabalhara quando ele foi chamado para operar uma prensa mecânica no lugar de um colega que havia faltado. Num momento de distração acabou colocando a mão direita na máquina que puxou de volta num reflexo de retração, decepando a falange distal dos dedos do meio e anelar. Sendo canhoto, a mão acidentada era a que ele usava para articular as notas no braço da guitarra e devido a gravidade do acidente, fora desencorajado a voltar a tocar o instrumento, pelos vários médicos que tinha consultado.


A motivação para continuar tocando foi reencontrada um dia na casa de um amigo, ao ouvir o guitarrista belga de Jazz Django Reinhardt, que tocava apenas usando os dedos indicador e médio. Empolgado com o fato, Tony Iommi começou a usar encaixes improvisados de plástico derretido nas pontas dos dedos para poder tocar, que foram depois substituídos por próteses.

Desde a formação do Black Sabbath em 1968 até hoje Tony Iommi é ativo como músico, e entre outros projetos, foi o único membro que nunca deixou a banda. Além dos trabalhos no Black Sabbath, ele possui também 3 trabalhos solo em parceria com Glenn Hughes e músicos convidados. Em 1968, teve uma breve passagem pela banda Jethro Tull, substituindo o recém-saído guitarrista Mick Abrahams na legendária apresentação do Rolling Stones Rock and Roll Circus. Desde início do Black Sabbath até os dias atuais, Tony utiliza da guitarra Gibson SG.


Tony Iommi foi recentemente diagnósticado com estágio prematuro de linfoma. O anúncio é do dia 9 Janeiro de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário