terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FAFI: PEÇA "CHICO PREGO" FICARÁ EM CARTAZ DE 02 A 17/03. CONFIRA!



Uma experiência de performance afro-brasileira que mescla o canto, a dança e o batuque

Inspirada na saga da Insurreição de Queimado, a peça "Chico Prego" será apresentada no palco do Laboratório de Artes Cênicas da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música - Fafi de 02 a 17 de março. Realizado pela Companhia Makuamba, o projeto da peça foi um dos contemplados pelo Edital de Residência em Teatro da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo em 2012. Em todos os dias, o espetáculo começará às 20 horas e terá entrada inteira de R$ 20,00 e meia de R$ 10,00.

"Chico Prego" é uma história carregada de expressões populares, como o congo, jongo e a capoeira, e conta, por meio do texto teatral, a história do escravo Chico Prego. O personagem lendário ficou conhecido após lutar por liberdade na Insurreição de Queimado, evento histórico e palco de acontecimentos dramáticos ocorridos em São José de Queimado, na Serra.

Conheça a história:

O espetáculo "Chico Prego" narra a história de Frei Gregório de Bene, italiano e encarregado da instrução da população local. Em seus sermões, condenava a escravidão e o tratamento desumano conferido aos escravos. O propósito de construir uma Igreja na região, mesmo sem possuir recursos para tal, fez com que o Frei prometesse liberdade aos escravos caso estes participassem de sua construção.

Animados com a proposta, os negros trabalharam durante todo o processo de construção da Igreja. Na inauguração, porém, a promessa de liberdade não foi cumprida e os rebeldes se refugiaram, sendo alguns capturados e outros mortos. Os escravos, liderados por Chico Prego e Elisiário, travaram uma sangrenta luta pela liberdade, que culminou em centenas de mortos.

Pesquisas revelam que um grupo de negros fugitivos seguiu para diversas regiões do Estado formando novos Quilombos. Entre os mais conhecidos está o Morro do Moxuar, em Cariacica, formando o povoado denominado de Piranema, principal reduto das Bandas de Congo, um ritmo musical africano que só existe no Espírito Santo.

Serviço:
 
Onde: Escola Técnica de Teatro, Dança e Música FAFI - Centro de Vitória.
Quando: de 02 a 17 de março
Horário: sempre às 20 horas
Entrada: 20, 00 (inteira) e 10, 00 (meia).



Nenhum comentário:

Postar um comentário