quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

OFES ABRE TEMPORADA 2013 COM NOVIDADES



Nestas quarta (27) e quinta-feira (28), a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) dá início a sua temporada de 2013 com o lançamento da Série Pré-estreia e com a abertura da Série Concertos Sinfônicos

Sob a regência domaestro titular Helder Trefzger e com a participação, ao piano, do solista Giulio Draghi, as duas primeiras apresentações do ano executarão obras de Heitor Villa Lobos e de compositores estrangeiros sob o título "Canto da nossa terra". O concerto será realizado no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, às 20 horas, e reapresentado no dia seguinte, no mesmo local. 

A Série Pré-estreia é uma das novidades trazidas pela Orquestra neste ano. Segundo o maestro Helder Trefzger, "a idéia é oferecer ao público uma oportunidade a mais para assistir aos concertos da Ofes. Em 2012, devido à grande procura, muitas pessoas tiveram que voltar para as suas casas por não conseguirem adquirir um ingresso. Agora, com a Série Pré-estreia, o mesmo programa apresentado na última quinta-feira do mês será antecipado e apresentado na quarta-feira, um dia antes, garantindo a mais pessoas a oportunidade de assistir a um belo espetáculo", conclui o maestro. 

De fevereiro a dezembro deste ano, a Ofes realizará 45 apresentações distribuídas em cinco séries. Os concertos serão marcados pela presença de obras significativas da literatura orquestral, pela ampliação no repertório oferecido ao público, por meio da inserção criativa de peças pouco executadas, sem esquecer a produção brasileira e contemporânea.

Sobre o programa de estreia

O tema do concerto, "Canto da nossa terra" - que vem a ser o título do segundo movimento da obra "Bachianas Brasileiras n.º 2", do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, que será apresentada na noite, faz, ao mesmo tempo, uma alusão a músicas inspiradas pela terra ou por determinadas regiões ou países. O público presente também irá assistir às obras "Festa Polonesa", do compositor francês Chabrier, e "Uma canção antes do amanhecer", do compositor inglês Delius.  

Completam o programa a "Sinfonia sobre um canto montanhês francês", composta pelo francês Vincent d’Indy em 1886 e as "Bachianas Brasileiras n.º 2", de Villa-Lobos, famosa por seu último movimento, intitulado "O trenzinho do caipira"- que  descreve sonoramente a partida de um trem que ganha velocidade aos poucos até a sua parada total.  

Solista convidado

Essas duas primeiras apresentações contarão com participação, ao piano, do o solista Giulio Draghi (Foto ao lado). Músico que já esteve presente em outros concertos no Espírito Santo, Giulio Draghi é professor adjunto de piano na Escola de Música da UFRJ e dono do título de Doctor in Musical Arts pela Universidade de Miami ,em 2007. No Brasil, estudou com Lia Gualda de Sá, Jaqcues Klein, Glória Maria da Fonseca Costa, Myriam Dauelsberg e, nos Estados Unidos, com Ivan Davis e Frank Cooper. 

Giulio obteve diversos primeiros lugares em concursos nacionais, destaque para o Concurso Nacional Centenário Essenfelder. Como solista já se apresentou com orquestras como a O.S.B, Petrobras, Sinfônicas de Brasília, Salvador, Porto Alegre, Paraná, Belo Horizonte e Espírito Santo. Tem se apresentado regularmente como recitalista nos Estados Unidos e Canadá. Também já produziu e assinou a direção musical de diversos projetos no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro e Brasília. 

O músico lançou recentemente um CD com obras de José Maurício Nunes Garcia, Tausig e Mussorgsky pelo selo da UFRJ. Foi o diretor musical dos CDs inéditos que compõem o livro "Guiomar Novaes do Brasil" lançado através do Instituto Arte Plena em 2011. Nesse mesmo, Giuliu se apresentou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no Festival de Música de Domingos Martins e  no Festival Internacional de Música de Câmera do Rio de Janeiro. 

Serviço:

Abertura da Temporada 2013 da Orquertra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) - Concerto "Canto da Nossa Terra"
Obras de Chabrier, Delius, D’Indy e Villa-Lobos / Regência Maestro Helder Trefzger / Solista Giulio Draghi (piano)
Quarta-feira (27/02) - Série Pré-Estreia
Quinta-feira (28/02) - Série Concertos Sinfônicos
Horário: 20 horas
Local: Theatro Carlos Gomes
INGRESSOS: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro a partir do dia 20/02. 
Telefone: (27)3132-8399

Informações: Secult-ES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário