terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TUDO SOBRE 'DURO DE MATAR - UM DIA BOM PARA MORRER' QUE ESTREIA NESTE FIM DE SEMANA NOS CINEMAS

Último filme da saga de John McClane, 'Duro de Matar - Um Dia Bom Para Morrer' estreia neste fim de semana nos cinemas de Vitória. Saiba tudo sobre o novo filme de Bruce Willis agora aqui no Outros 300.


Bruce Willis mostra que é um cinquentão ainda 'duro de matar'
'Duro de Matar - Um Bom Dia Para Morrer', quinto filme da franquia, estreia sexta-feira

Desde que salvou sua esposa e outras pessoas de uma ameaça terrorista na festa do prédio Nakatomi Plaza, em 1988, John McClane se transformou em um dos principais personagens de ação de Hollywood. Seu grande trunfo sempre foi ter o carismático Bruce Willis com um sorriso sarcástico no rosto e pronto para disparar uma piada até mesmo na pior das situações.

McClane era um herói comum; o sujeito que, apesar de sempre salvar o dia, era incapaz de salvar seu próprio casamento e seu relacionamento com os filhos. Além disso, nos três primeiros filmes, o policial de Nova Jersey sofria absurdos traumas físicos, mas era sempre capaz de superar seus limites, pois havia algo mais importante em jogo; fosse isso sua esposa ou a segurança nacional.


Século XXI
Em 2007, 12 anos depois do lançamento do bom “Duro de Matar – A Vingança”, o policial voltou, já cinquentão e semiaposentado, em “Duro de Matar 4.0”, que pegou carona nos crimes virtuais e o colocou para combater uma ameaça cibernética. Irregular, mas divertido, o filme mostrava que John McClane continuava um personagem interessante, mas que a série tomava rumos perigosos e desinteressantes ao torná-lo praticamente um semideus em combate.


Dirigido pelo inexpressivo John Moore (“Max Payne” e “Atrás das Linhas Inimigas”), o quinto filme da série chega sexta aos cinemas com o título de “Duro de Matar – Um Bom Dia Para Morrer”. A ação deixa o solo norte-americano e parte rumo à gelada Rússia, para onde McClane viaja após seu filho Jack (Jai Courtney) ser acusado e preso por assassinato.

Ao chegar lá, no entanto, ele percebe que as coisas não eram bem o que aparentavam ser. Jack agora é um agente da CIA em missão para resgatar um preso político mantido refém pelo Ministro da Defesa russo e seus comparsas. Juntos, pai e filho terão que superar as desavenças para salvar o mundo da ameaça russa.

O fraco roteiro de Skip Woods (“X-Men Origens: Wolverine”) tem cara de filme de ação oitentista e se preocupa apenas em colocar Bruce Willis em sequências de ação. Ao invés de se espelhar nos filmes que tornaram o personagem histórico, a produção optou por potencializar tudo o que havia tornado o quarto filme o pior da franquia até então. Não há tensão alguma ou um vilão ameaçador como foram os irmãos Hans e Simon Gruber (no primeiro e no terceiro filmes, respectivamente). Tudo parece apenas uma desculpa para explodir carros, helicópteros ou prédios inteiros.

Divulgação
Em 'Duro de Matar - Um Bom Dia Para Morrer', John McClane vai à Rússia se entender com seu filho. Longa garante muitas cenas de ação com direito a muitas explosões

Diversão

Apesar de todos os problemas expostos nos parágrafos acima, “Duro de Matar – Um Bom Dia Para Morrer” possui seus momentos divertidos. John McClane, mesmo em seu pior momento, ainda é capaz de arrancar risadas com um “Yippy-kay-yay” bem inserido no texto. Em suma, para o público que se satisfaz com filmes de ação ininterrupta, o novo “Duro de Matar” é um prato cheio.

Outro ponto que merece ser mencionado é que, mesmo sem uma química excepcional em cena, Willis e Courtney possuem bons momentos. Enquanto o veterano policial é só improvisos, o jovem agente é metódico. Aos poucos, para o terror dos bandidos, eles percebem que podem funcionar bem juntos.

Ao final dos 97 minutos de projeção, a conclusão é que, por mais que o filme divirta, ele seria mais bem aproveitado nas mãos de alguém que respeitasse o legado da franquia. Ao encargo de um diretor e de um roteirista por “encomenda”, “Duro de Matar” transformou-se apenas em um filme de ação genérico com um bom protagonista. Como um sexto filme já está em planejamento, resta torcer para que John McClane ao menos se despeça com mais classe.

Duro de Matar - Um Bom Dia Para Morrer
Ação. (A Good Day To Die Hard, EUA, 2013)
Direção: John Moore
Elenco: Bruce Willis, Jai Courtney, Sebastian Koch, Mary Elizabet Winstead, Yuliya Snigir, Amaury Nolasco
Cotação: **
Assista ao trailer do longa

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário