quinta-feira, 25 de abril de 2013

AL PACINO 73 ANOS. CONFIRA 10 GRANDES PERSONAGENS DO MESTRE.



Nesta quinta-feira (25), Al Pacino, um dos atores mais celebrados de Hollywood, comemora 73 anos. Conhecido principalmente por trabalhos no cinema, mas com passagens bem-sucedidas pelo teatro e pela televisão, o descendente de italianos coleciona prêmios desde a estreia nos palcos, em 1967, com a peça "Awake and Sing!". Confira, abaixo, 10 grandes personagens de Pacino:

1 - Michael Corleone, em "O Poderoso Chefão 1, 2 e 3"
Na trilogia de Francis Ford Coppola, Al Pacino interpreta Michael Corleone, filho mais novo do mafioso Don Vito Corleone (Marlon Brando). Noinício ele tenta manter distância dos negócios ilícitos do pai, mas precisa assumir o cargo de chefe da familía após a morte do patriarca. Michael acaba se tornando um 'Don' mais frio e implácavel do que o pai, mas ainda assim luta para legalizar os négocios em que está envolvido. Pacino foi indicado ao Oscar por sua atuação nos dois primeiros filmes.

2 - Tony Montana, em "Scarface"
Brian de Palma dirige este remake do clássico de 1932 no qual Al Pacino assume o papel principal. Cubano refugiado em Miami, Tony Montana cria sua fortuna nos EUA por meio de crimes e tráfico de drogas, mas acaba entrando em conflito com seu fornecedor sul-americano, Sosa. A cena final, em que Montana troca tiros com os capangas de Sosa, ficou famosa tanto pela violência quanto pela fala de Tony, se referindo ao seu lançador de granadas: "Say hello to my little friend!".
 

3 - Sonny Wortzik, em "Um Dia de Cão"  
Neste filme de Sidney Lumet, Pacino interpreta Sonny Wortzik, que, com três amigos, tenta assaltar um banco. O crime, que deveria durar apenas alguns minutos, acaba dando completamente errado. Desde a mãe de Sonny até sua amante transexual acabam envolvidas. Al Pacino é novamente indicado ao Oscar de melhor ator pelo trabalho. 

4 - Tenente Coronel Frank Slade, em "Perfume de Mulher"  
O filme conta a história do militar aposentado Frank Slade (Al Pacino), que por ser cego precisa contratar o estudante Charlie Simms para acompanhá-lo em uma viagem. Eles passam o final de semana em Nova York e, depois de realizar alguns desejos, Slade pretende se matar. O drama foi um dos grandes momentos da carreira de Pacino, que recebeu o Oscar de melhor ator. 

5 - Roy Cohn, na minissérie "Angels in America"  
A produção da HBO é ambientada nos EUA de 1985, com Ronald Reagan no poder e sob o avanço da Aids. Al Pacino é Roy Cohn, um advogado de sucesso que mantém sua homossexualidade em segredo. Após ser diagnosticado com HIV, ele é visitado por um anjo. Pacino ganhou o Emmy de melhor ator em minissérie pelo papel. 

6 - Viktor Taransky, em “Simone” 
Após a principal estrela do seu mais novo trabalho desistir do projecto, o produtor Viktor Taransky (Al Pacino) entra em desespero. Sem ter como deixar tudo a perder, Taransky decide criar secretamente Simone, uma actriz digital criada especialmente para o trabalho, substituindo uma de carne e osso. Só que Taransky não esperava que Simone fosse se tornar um sucesso mundial e que todos desejariam conhecê-la pessoalmente. Simone é um nome feminino, mas no filme é também acrônimo de SIMulation ONE (Simulação número Um), também escrito como S1m0ne. 

7 - Ricky Roma, em “Sucesso a qualquer preço” 
Filme americano dirigido por James Foley, com roteiro de David Mamet, baseado em sua peça teatral homônima. Tem como atores principais Al Pacino, Jack Lemmon, Alec Baldwin, Alan Arkin, Ed Harris e Kevin Spacey. A história se passa em uma corretora de imóveis tendo como tema a luta encarniçada pelo sucesso entre os corretores. 

8 - Jack Kevorkian, em “Você não conhece o Jack” 
O telefilme trata da luta do Dr. Jack Kevorkian em defesa da eutanásia assistida por um médico. Ele coordenava pacientes que sofriam de extrema dor ou em estado terminal a cometerem suicídio, por meio de metodologia engendrada por ele. 

9 – Big Boy Caprice, em “Dick Tracy” 
“Dick Tracy” é um filme norte-americano de 1990, do gênero aventura, dirigido por Warren Beatty e baseado nos personagens criados por Chester Gould. Foi o primeiro filme feito com som digital e seu orçamento foi de 47 milhões de dólares 

10 - Arthur Kirkland, em “Justiça para todos” 
Arthur Kirkland é um advogado idealista que já teve vários desentendimentos (inclusive já foi preso por desacato) com Fleming, um inflexível juiz, que dizem apenas seguir as leis a risca, até que um dia Arthur recebe com surpresa a notícia de que Fleming foi preso, acusado do espancamento e estupro de uma jovem, e ironicamente quer ser defendido por ele, pois como todos sabem da rivalidade que existe entre os dois, Kirkland só o defenderia se tivesse certeza de sua inocência. Em retribuição, Fleming promete rever um caso no qual Arthur tenta pôr em liberdade um cliente inocente, que está preso há dezoito meses, graças ao juiz.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário