quarta-feira, 10 de abril de 2013

CLÁSSICOS DO CINEMA NACIONAL. CONFIRA, NA ÍNTEGRA, O FILME "LIMITE", DE MÁRIO PEIXOTO.



“Limite” é um filme do diretor brasileiro Mário Peixoto (1908 - 1992), filmado em 1930 e apresentado pela primeira vez em 17 de maio de 1931, no Cinema Capitólio, localizado na Cinelândia, na cidade do Rio de Janeiro.

As filmagens de “Limite” foram feitas no município de Mangaratiba na Fazenda Santa Justina, pertencente a Victor de Souza Breves, primo de Mario Peixoto. O tema do filme é a passagem do tempo e a condição humana.

O filme provocou muita polêmica nas suas primeiras exibições e inclusive houve quebra-quebra durante a sua exibição. Acabou virando um mito, já que por muitos anos não foi exibido novamente. Recuperado nos anos 70, o filme se tornou uma obra-prima e deixou sua marca na história cultural do Brasil.

Curiosidades

Mais recentemente, encontramos uma sequência de “Limite” em “O Cinema Falado (1986), filme dirigido por Caetano Veloso.

A cantora e compositora Adriana Calcanhoto projeta cenas de “Limite” durante a canção O Mocho e a Gatinha, no seu DVD Adriana Partimpim (2004).
Hoje o filme já está disponível inclusive em vídeo.

David Bowie escolheu Limite como o único filme brasileiro entre seus dez filmes preferidos para o High Line Festival, em 2007.

Em maio de 2007 uma nova versão restaurada de Limite foi apresentada no Festival de Cannes, como um dos filmes selecionados pela World Cinema Foundation.

Confira, o filme “Limite”, na íntegra: 

https://www.youtube.com/watch?v=oaizV9lQuiM

Nenhum comentário:

Postar um comentário