quarta-feira, 3 de abril de 2013

ESPETÁCULO DA 'COMPANHIA SÃO PAULO DE DANÇA' CHEGA A VITÓRIA

O centro de Vitória voltará a ser palco para a dança, com uma temporada de espetáculos e de atividades educativas e de formação de plateia promovida pela São Paulo Companhia de Dança – sob direção da bailarina e professora capixaba Inês Bogéa. A programação tem início amanhã e segue até o domingo, alternando-se entre o Teatro Carlos Gomes e a Fafi. Veja mais.

Divulgação


São Paulo Companhia de Dança faz temporada em Vitória

Série de apresentações gratuitas começa nesta quinta-feira

Durante os espetáculos, que acontecem no Carlos Gomes, três obras serão apresentadas. A primeira é “Dois a Dois”, dividida em dois grand pas de deux de Marius Petipa. Em seguida, vem “Bachiana nº1”, do coreógrafo Rodrigo Pederneiras – inspirada na obra do compositor Heitor Villa-Lobos. Por fim, vem “Sechs Tänze” (seis danças, em alemão), de Jíri Kylián.
Ao todo, haverá duas sessões diárias, uma à noite para o público em geral, com venda de ingressos. Antes, porém, o espetáculo será aberto para estudantes, com apresentações interativas, nas quais o público é convidado a dançar com a companhia. “Esse é um espetáculo mediado. Assim que os bailarinos acabam de dançar, entro no palco e apresento as posições para a plateia, que as repete comigo. A ideia é apresentar as relações possíveis de se construir, desenhando movimentos geométricos e relacionando a dança com outras atividades”, afirma Inês Bogéa, que é natural de Vitória.
Formação
Mais do que apresentar uma série de espetáculos, a São Paulo Companhia de Dança está preocupada também em promover atividades educativas e de formação de público, todas gratuitas. Nos espetáculos abertos para estudantes, além da interação, será exibido um vídeo sobre o cotidiano dos bailarinos.

A programação inclui duas oficinas de dança, que acontecem sábado, na Fafi. “Essas oficinas são bem específicas para quem faz dança. Uma é voltada para o balé clássico, com o professor José Ricardo Tomaselli, a outra, chamada ‘Repertório em Movimento’, com Beatriz Hack, vai trabalhar com as coreografias que a companhia apresenta nos espetáculos. A ideia é mostrar a variedade de linguagens entre o clássico e o contemporâneo.”
São Paulo Companhia de Dança
Os Espetáculos
Dois a Dois
Mostra o contraste de nuances e gêneros entre dois grand pas de deux de Marius Petipa (1818-1910): “O Quebra-Nozes”, de 1892, feito em parceria com Lev Ivanov (1834-1901), e
“Dom Quixote”, de 1869. O primeiro é um duo delicado, sobrenatural e misterioso, que narra o encontro da Fada Açucarada com o Quebra-Nozes para homenagear a menina Clara, que veio visitar o Reino dos Doces. O segundo aborda as aventuras do barbeiro Basílio e seu amor por Kitri, filha do taberneiro, duas pessoas do povo, que se enamoram e encantam a todos com o virtuosismo técnico e expressivo.

Bachiana Nº1
Com coreografia de Rodrigo Pederneiras, foi criado especialmente para a São Paulo Companhia de Dança no primeiro semestre de 2012. Dividido em três movimentos, evidencia a brasilidade, o romantismo e a paixão do nosso povo. Os violoncelos que se sucedem a cada parte da música (“Bachianas Brasileiras nº 1”, de Heitor Villa-Lobos) traduzem o gesto em si, e dessa afinação entre som e movimento surge a obra, que ganha acentos particulares no corpo de cada intérprete.

Sechs Tänze
De autoria de Jirí Kylián, é um trabalho que une dança e humor. O coreógrafo compôs seis peças aparentemente sem sentido que dialogam para protestar e fazer uma crítica aos valores vigentes à época em que as “Sechs Deustsche Tänze KV 571”, de Mozart, foram compostas. A São Paulo Companhia de Dança é a primeira companhia no Brasil a dançar uma obra de Kylián.

Programe-se
Dois a Dois, Bachiana nº 1 e Sechs Tänze
De quinta a sábado, às 20h30; e domingo, às 19h. No Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro, Vitória. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) – à venda na bilheteria ou www.ingresso.com.br. (27) 3132-8398.

Espetáculo Aberto para Estudantes
Quinta e sexta, às 15h, no Teatro Carlos Gomes.

Oficinas de Dança
Técnica de balé clássico, com José Ricardo Tomazelli, sábado, das 10h às 11h30.
Repertório em Movimento, com Bia Hack, sábado, das 11h45 às 13h. Ambos na Fafi, Av. Jerônimo Monteiro, 656, Centro de Vitória.

Inscrições pelo e-mail: educativo@spcd.com.br
Todas as atividades são gratuitas
Retirado de: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário