quarta-feira, 3 de abril de 2013

EXPOSIÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS EM VITÓRIA


Uma seleção de projetos arquitetônicos compõe a exposição "Olympio Brasiliense: 50 anos de arquitetura em Vitória", em cartaz na Biblioteca Pública do Espírito Santo até o fim deste mês. A mostra apresenta 13 projetos de um engenheiro que, em 1924, a convite do então presidente de Estado, Florentino Avidos, veio a Vitória e participou das obras de reestruturação urbana da Capital, deixando sua marca em edifícios que sobrevivem até hoje em diversos municípios do Estado.

Natural de Belo Horizonte (MG) e formado pela Escola de Engenharia de Ouro Preto, Brasiliense foi um dos principais projetistas em atividade em Vitória nas décadas de 1920 a 1960. Edifícios presentes em locais como Centro de Vitória, Praia do Canto, Guarapari e Vila Velha ainda apresentam traços do engenheiro.

Integram a exposição os projetos das residências de Alarico de Lima Cabral, Cícero Moraes, Dido Fontes de Faria Brito, Durval Moreira, Guilherme Santos Neves, Jayme Santos Neves, Jefferson de Aguiar, José Santos Neves, Kosciuszko Barbosa Leão, Mário Bossois, Mário Pretti e Oswaldo Almeida, além do projeto do Praia Tênis Clube. Os demais desenhos do acervo, que somam um total de 250 e correspondem a mais de 700 páginas, além dos quase 100 documentos relacionados ao acervo e das fotografias dos imóveis hoje existentes, encontram-se disponíveis no site www.estacaocapixaba.com.br.

A mostra é resultado da iniciativa de Maria Clara Medeiros Santos Neves, da Phoenix Projetos e Serviços Culturais, e da historiadora e professora Vanessa Brasiliense, filha do engenheiro, que contaram com duas fontes de incentivo à cultura: a Lei Rubem Braga, da Prefeitura de Vitória, que possibilitou a construção do inventário do acervo, incluindo registro fotográfico dos imóveis ainda hoje existentes em sua forma original ou reformados e o Edital 032/2012, da Secretaria de Estado da Cultura, que contemplou o projeto apresentado para esse fim e viabilizou recursos do Funcultura para digitalizar o acervo e disponibilizá-lo na Estação Capixaba (www.estacaocapixaba.com.br).

Como parte da programação cultural do mês, a BPES também realizará, no dia 11 de abril, a partir das 19 horas, uma palestra sobre o acervo, seu autor e os resultados dos projetos. A ação, que é vinculada à exposição, estará a cargo de Maria Clara Medeiros Santos Neves e Vanessa Brasiliense.

A visitação da mostra estará aberta até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, Avenida João Batista Parra 165, Praia do Suá, Vitória - ES.

Sobre Olympio Brasiliense:

Brasiliense veio para Vitória em 1924 a convite de Florentino Avidos, então presidente do Estado. Participou das obras de reestruturação urbana da cidade como engenheiro do Serviço de Melhoramentos de Vitória e trabalhou na Prefeitura Municipal até se aposentar. Calcula-se a elaboração de cerca de 400 projetos de edifícios públicos e residenciais, dos quais cerca de 300 constituem precioso acervo preservado por ele e, após sua morte, por sua família.

Serviço:
Exposição Olympio Brasiliense: 50 anos de arquitetura em Vitória
Local: Bilioteca Pública do Espírito Santo, Av. João Batista Parra 165, Praia do Suá - Vitória, ES.
Visitação: de 01 a 30 de abril, de segunda a sexta-feira
Horário: 8 às 19 horas
Entrada Franca

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Caê Guimarães, Paula Norbim e Paulo Gois
Tel.: (27)3636-7111/9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário