sábado, 13 de abril de 2013

LEGIÃO URBANA. PRIMEIRO FILME CRIADO PARA A INTERNET É HOMENAGEM A RENATO RUSSO

O primeiro filme criado para a internet no Brasil, licenciado por Creative Commons – ferramenta que flexibiliza a cópia e o compartilhamento – tem a participação de dois capixabas. “Eu Te Amo Renato”, dirigido pelo estreante Fabiano Cafure, e já disponível na web, traz no elenco Vinicius Moulin, 25, e Raphael Fardim, 28, responsável pela pré-produção do longa-metragem. Saiba mais.



Divulgação/Eduardo Freicho


Filme 'Eu Te Amo Renato' tem participação de dois capixabas
O ator Vinicius Moulin e o consultor Raphael Fardim estão na ficção feita para a internet
 
Com o orçamento apertado de R$ 30 mil, parte proveniente de apoiadores pelo site de financiamento coletivo Catarse, a história foi filmada em Valença, interior do Rio de Janeiro. Como deixa claro o título, o filme é uma homenagem poética ao líder do Legião Urbana, Renato Russo – morto em 1996 após complicações causadas pela Aids.

O roteiro, ambientado na década de 90, é sobre um triângulo amoroso entre jovens, ao som das músicas de, claro, Legião Urbana, e também de Raul Seixas e de Cazuza. Vinicius (André), Felippe Vaz (Bento) e Ingrid Conti (Adriana) são os atores que vivem o romance, que resulta em conflitos familiares.

Participações
Em entrevista, Vinicius revela que após participar do seu primeiro longa, se apaixonou pelo cinema e planeja novos trabalhos na área. O capixaba, formado em Publicidade e Propaganda, saiu de Vitória em 2011 para estudar na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL-RJ) e seguir a carreira de ator.

filme Após pouco mais de um ano na escola, foi indicado por um dos professores mais conceituados da instituição, Lourival Prudêncio, o Lolo, a participar do primeiro projeto de Cafure. “Quando meus amigos me falaram que Lolo queria falar comigo achei estranho. Nem imaginava que ele sabia meu nome. Ele me contou sobre o projeto, e me interessei na hora”, relembra.

Divulgação/Eduardo Freicho 
Vinicius Moulin e Raphael Fardim integram equipe do filme

O capixaba conta que foram quase sete meses de ensaios antes da viagem para as filmagens em Valença, que duraram duas semanas. “Pesquisei muito, pois até então trabalhava mais com teatro. Nas gravações, foram semanas intensas e cansativas. Mas foi maravilhoso. Os detalhes no cinema são muito importantes, a câmera está ali pertinho. Cada olhar, gesto, diz muito. Me apaixonei”, diz.

Quem ficou por trás das câmeras mas, nem por isso, com menos trabalho, foi o publicitário e consultor voluntário de novas tecnologias, Raphael Fardim. “Estudei com Vinicius em Vitória e éramos amigos mesmo quando ele foi morar no Rio. Quando foi indicado para o filme, me passou o link. Me interessei porque meu trabalho tinha a ver com o Creative Commons”, explica.

Raphael apoiou o filme e ajudou a dar visibilidade nas redes sociais. “Elaboramos algumas estratégias. Mas sabíamos que o cronograma para trabalhar essas ideias era curto e poderíamos não alcançar as metas estabelecidas. Chegamos no nosso principal objetivo, que era mostrar ser possível utilizar esses tipos de ferramentas para produzir algo interessante e de qualidade”. Veja o filme completo em canalocubo.com

Assista ao trailer clicando no link abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário