quinta-feira, 11 de abril de 2013

MUSICAL ESTRÉIA NO FIM DE SEMANA EM VITÓRIA

Um musical que celebra a vida, as lutas e as raízes do povo brasileiro. É com emoção que uma das produtoras de “A Travessia”, que chega a Vitória neste fim de semana, descreve a peça, há 23 anos na estrada. “Convidamos as pessoas a celebrar a vida. É um ritual forte de alegria, e busca o que temos de melhor com a música como fio condutor”, diz Fátima Jorge. O espetáculo, idealizado pelo grupo mineiro Ponto de Partida e patrocinado pelo projeto Vivo Encena, traz canções clássicas de Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Tom Jobim, Gonzagão, entre outros grandes nomes.

Divulgação

Musical "A Travessia" estreia em Vitória no fim de semana, no Teatro da Ufes

Clássicos da MPB conduzem peça sobre as raízes do povo brasileiro

Carolina Damasceno, Dani Costa, Érica Elke, João Mello, Lido Loschi, Lourdes Araújo, Pablo Bertola, Regina Bertola (autora do texto da peça), Renato Neves e Soraia Moraes, interpretam essas músicas que contam um pouco da história do país. Os músicos Gilvan de Oliveira (violão) e Serginho Silva (percussão) também estão na lista, e são os responsáveis pela qualidade do som.
“Para contar a história do nosso povo, percebemos que tínhamos que trabalhar com música. Assim, começamos a desenvolver a pesquisa nessa área. Somos da geração da ditadura, da resistência, e convivemos com importantes movimentos da MPB. Escolhemos essas canções para falar de raízes, das nossas negritudes”, destaca Fátima.
Criação
“A Travessia” estreou em Angola, e viajou por outros continentes. O sucesso foi tanto que representou o Brasil nos 50 anos da Unesco nos palcos parisienses. O grupo recebeu o convite para se apresentar no país africano com o objetivo de celebrar o Dia Nacional da Cultura.
Fátima relembra com orgulho da primeira encenação, em uma praça com mais de 15 mil pessoas, em que foram recebidos com muito carinho e aplausos. “Ficamos emocionados com a recepção calorosa dos angolanos. O povo estava se recuperando de um momento difícil. Deu tão certo que a partir de Angola, começamos a viajar por outros países. Passamos pela Europa e América Latina”.
Confira a matéria 'Quem conta um conto...' livro reúne humor e aventura na dose certa

A produtora explica a origem do título do musical, uma mistura de Guimarães Rosa e da experiência de sair de Minas Gerais para se apresentar em Angola há mais de duas décadas. No livro “Grande Sertão: Veredas”, ex-jagunço Riobaldo afirma que “o real não está na saída nem na chegada, ele se dispõe pra gente é no meio da travessia”.
Como são 23 anos de estrada, novos integrantes e músicas entraram em cena e alguns figurinos foram remodelados. Um dos atores, Lido Loschi, 50, acredita que o espírito de união do grupo é o diferencial para tantos anos de teatro – já são 33 anos do Grupo Ponto de Partida.
“Faço parte da companhia há 26 anos e posso dizer que predomina o trabalho com alma. O espetáculo se transforma em uma bonita festa, e passa sempre uma energia fantástica”.
A travessia
Quando: Sábado (13), às 21h; e domingo (14), às 19h
Onde: Teatro Universitário - Ufes (Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). (Assinantes de A Gazeta têm 50% de desconto para comprar até dois ingressos)
Informações: (27) 3335-2953
Retirado de: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário