sexta-feira, 5 de abril de 2013

NIRVANA. 19 ANOS SEM KURT COBAIN.



Há exatos 19 anos, morria uma das maiores estrelas do rock mundial. O artista em questão é Kurt Cobain

História

Kurt Cobain (1967 — 1994) foi um cantor e compositor americano, conhecido mundialmente por ter sido o vocalista e guitarrista da banda de rock Nirvana.

Desde sua infância, Kurt Cobain enfrentava diversos problemas, como a separação de seus pais e a convivência com os novos parceiros dos mesmos, bullying no colégio, constantes atos de rebeldia e vandalismo.

Nos últimos anos de sua vida, Kurt Cobain lutou contra o vício em heroína, doenças, depressão, fama , e as constantes pressões sobre sua vida profissional e pessoal, em especial sua esposa, a cantora Courtney Love. Em 1994, Cobain foi encontrado morto em sua casa com um tiro de espingarda na cabeça.

Nirvana

É difícil explicar para alguém mais novo o quanto o surgimento da banda foi impactante no início dos anos 90. Também foi complicado convencer muita gente que já tinha certa idade na época como eles estavam mudando as coisas. Para os primeiros a banda pode ser ótima, mas talvez eles não a achem tão diferente de outras milhares que surgiram desde então. Para muitos do segundo time ou o grupo simplesmente trouxe um som barulhento, gritado e mal tocado para as paradas ou senão só imitou uma série de grupos do underground que nunca chegaram lá.

Mas para quem tinha a idade certa a chegada do Nirvana foi libertadora. Para os poucos fãs de "rock alternativo" que existiam por aí rolava a sensação de que "finalmente uma banda das nossas chegou lá" e para quem só ouvia as músicas das paradas um novo mundo se abriu. Mais fundamental ainda, foi o fato do Nirvana ter sido a primeira banda do coração de muita gente que hoje está na faixa dos trinta anos. E podem acreditar, a primeira banda do coração dura pra sempre e ajuda a moldar o seu futuro.

Desde o início da banda, Nirvana vendeu mais de 25 milhões de álbuns nos Estados Unidos, e mais de 50 milhões em todo o mundo.

Quase duas décadas depois da morte de Cobain, seu legado e imagem continuam frescos na cabeça dos amantes do velho Rock N’ Roll. Os pouco mais de dois anos que o grupo passou sob os holofotes foram o suficiente para deixar um marco radical em todo o rock feito nos anos seguintes.

Confira, na íntegra, o show do Nirvana realizado no Brasil em 1993, além de um documentário sobre a trajetória de Kurt Cobain:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário