domingo, 7 de abril de 2013

VILA VELHA. CASA DA MEMÓRIA REABRE COM EXPOSIÇÃO SOBRE O CONVENTO.



Depois de passar por melhoria das instalações físicas, a Casa da Memória de Vila Velha foi reaberta nesta sexta-feira (5), às 18 horas. O imóvel é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura e abriga o Museu Etnográfico de Vila Velha. Seu acervo reúne a memória do cidadão canela-verde, resgatando parte da história do município e do Estado.
Entre as melhorias realizadas na Casa da Memória estão a restauração da pintura antiga, instalação de material impermeabilizado, eliminação de acumulo de água de chuva, rachaduras sanadas, limpeza geral, entre outras.

Nova exposição

Além de reabertura da Casa da Memória, uma nova exposição fotográfica, intitulada "As Alegrias da História", foi aberta na noite de sexta-feira (05). O público poderá conferir várias pinturas de artistas capixabas que retratam o Convento da Penha.
A exposição incluirá, ainda, 14 banners que serão instalados para contar a história da Festa da Penha, desde o ano de 1570, quando foi realizada a primeira festa religiosa em homenagem à padroeira do Espírito Santo.
“Nossa meta à frente da Secretaria de Cultura e Turismo é atuar com profissionalismo na gestão pública, evitando a falta de planejamento e de cuidado técnico”, afirma a secretária Simone Modolo. “Assim como a Casa da Memória, os demais equipamentos culturais e históricos do município também estão sendo objetos de estudos para revitalização, dada à importância dessas unidades para o município”.

História

A Casa da Memória é um imóvel construído no final do século XIX (datada em 1893). A edificação é situada em frente à Praça Tamandaré. Em 1989, o Museu Etnográfico de Vila Velha foi instalado na Casa da Memória. Seu acervo reúne a memória etnográfica do cidadão canela-verde, resgatando a história e memória do município e do Estado.

SERVIÇO

Casa da Memória
Endereço: Rua Luciano das Neves com Beira Mar, área urbana, Prainha, Vila Velha (ao lado do Museu Homero Massena)
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8 às 17h.
Informações: (27) 3389-7059

Exposição "As Alegrias da História"
Abertura: Sexta-feira (05)
Horário: 18 horas
Horário especial durante a Festa da Penha: das 9h às 20h.
Até o dia 30 de abril: das 9h às 17h (horário regular)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário